O Centro de Apoio ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), abriu uma exposição de arte com obras produzidas por crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). A mostra, iniciada nesta terça-feira (18), Dia Mundial do Orgulho Autista, pode ser conferida até sexta (21) na sede da instituição.
A exposição foi planejada com ênfase nas obras singulares do pintor e escultor Pablo Picasso, com o intuito de mostrar a individualidade das pessoas autistas, assim como são as obras do artista espanhol. O resultado da ação foi a produção de mais de 90 desenhos, pinturas e imagens em 3D.
“As obras de Picasso refletem uma individualidade. E por que não trazer esse conceito para nossas crianças, especialmente as crianças e adolescentes autistas, que também possuem as próprias particularidades? Inspirados por isso, mostramos a elas, na prática, a importância da diferença e da individualidade de cada um”, disse a servidora do Teamarr Ana Lídia Mendanha.
A professora Susette Rodrigues acompanha as terapias do filho Ramsés na sede do programa da ALE-RR. Ela aprovou a atividade criativa na sede do Teamarr, pois pôde perceber a expressão artística do menino.
“Ele tem uma visão excelente e adora desenhar. Por meio dessa arte, seja desenhando ou pintando, pode expressar o que gosta, o que faz e o que sente. Existem pesquisas que comprovam que o desenho não apenas estimula a criatividade da criança, mas também contribui positivamente no contexto escolar”, comentou Susette.
Uma das idealizadoras da ação, a servidora do Teamarr Erefica Santos detalhou os benefícios do trabalho artístico em autistas.
“Eles se interessaram por diferentes formas, como olhos, orelhas e cabeças, o que estimulou o desenvolvimento, participação e interação social e emocional. Dessa forma, colocamos nossos beneficiários em uma sala de arteterapia e promovemos essa interação, unindo-os para criar essas obras”, declarou.
A atividade artística envolveu mais de 50 crianças e adolescentes atendidos pelo programa da ALE-RR, conforme destacou a servidora Jane Lira.
“As obras foram desenvolvidas por crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. As imagens em 3D e molduras foram criadas por nossos grupos de habilidades com adolescentes. As outras artes expostas, feitas por crianças de 7 a 13 anos, foram desenvolvidas com a colaboração de profissionais dos turnos da manhã e da tarde”, informou Jane.
Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR