RELAÇÃO SAUDÁVEL – Procon Assembleia faz panfletagem com orientações sobre direitos do consumidor
O Procon Assembleia promoveu, na tarde desta terça-feira (18), uma ação informativa para motoristas e pedestres que passavam nos cruzamentos das avenidas Ataíde Teive e Venezuela, com o intuito de orientar sobre os principais direitos do consumidor. Equipes do órgão distribuíram panfletos com dicas para a população e visitaram estabelecimentos comerciais.
Tópicos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) foram abordados. Temas referentes ao parcelamento de dívida, garantia do produto, desistência de compra e troca de item nas lojas foram tratados na atividade orientativa do órgão da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
“São campanhas mais ativas, pois não esperamos que o consumidor venha até nós. Vamos até ele e ao lojista para informar sobre esses direitos e deveres. Esse trabalho é essencial, pois divulgamos material informativo que esclarece muitas dúvidas”, comentou o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho.
A consumidora Ana Luiza Arruda aprovou a iniciativa, pois ela não tinha conhecimento sobre muitos dos direitos informados pelo Procon Assembleia. “É muito importante conhecê-los. Saber se é possível fazer trocas, se temos o direito de parcelar compras e entender todos os nossos direitos ao comprar em uma loja é essencial”, disse.
Umas das lojas visitadas foi da empresária Nayza Quirino, que destacou que as orientações do Procon Assembleia auxiliam não somente os clientes, mas também subsidiam as ações dos comerciantes.
“Achei excelente essa ação para esclarecer dúvidas e informar sobre nossa política de troca para os clientes. Hoje, na loja, oferecemos até 30 dias para trocas, incluindo de presentes. Além disso, se a compra for no cartão, fazemos a devolução em dinheiro, mesmo sabendo que não somos obrigados pelo CDC”, ressaltou Nayza.
Atendimento
O Procon Assembleia está localizado na Avenida Ataíde de Teive, nº 3.510, no bairro Buritis, onde o atendimento presencial é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupção para almoço.
Os consumidores também podem encaminhar as demandas pelo número (98) 98401-9465 ou por meio do site da Assembleia Legislativa (https://al.rr.leg.br/procon/). Lá, é possível se cadastrar e enviar denúncias diretamente.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Marley Lima
SupCom ALE-RR