Integrado ao IFRR desde 2022, o programa “Desenvolver” realiza diversas atividades lúdicas com exercícios multimodais direcionados ao desenvolvimento corporal e mental de crianças de três até os dez anos de idade.
Desde o ano passado, após a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, o projeto começou a atender crianças atípicas – que possuem algum tipo de transtorno, como o TEA (Espectro Autista) e o TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Conforme a coordenadora, a doutora em saúde pública Eliana Mendonça, multimodais são tipos de exercícios nos quais a criança faz diariamente uma atividade física diferente, como esportes, esportes de aventura, exercícios sensoriais, danças, entre outros.
“Todos esses exercícios que a gente programa para elas são para priorizar o seu desenvolvimento neuropsicomotor, porque, principalmente as crianças atípicas, têm muitas alterações motoras, como falta de coordenação ou hipotonia muscular, por exemplo. A partir disso, a gente percebe o quanto o movimento é importante para o desenvolvimento delas”, explicou.
Ainda segundo a coordenadora, a estrutura levada à praça será organizada com segurança e adaptada para todos os participantes, principalmente para a criançada, que é o público-alvo da ação.
“Essa é a primeira vez que a gente está saindo de dentro de casa e indo para a rua, porque queremos mostrar para a sociedade de que forma a gente desenvolve esse trabalho, como é nossa organização e planejamento e a execução dessas atividades. Os pais não precisam se preocupar. A gente vai ter várias estações, com habilidades de manipulação, locomoção e estabilizadoras. Também teremos uma tenda sensorial que vai ser fechada, justamente pensando nessas crianças, que talvez não gostem de ficar em uma área aberta, e várias atividades-surpresa, como área molhada”, salientou.
Para a presidente do Teamarr, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), a junção dos dois programas está oportunizando a autistas e familiares não só informações e palestras, como também ações efetivas. A parlamentar convidou a população a participar.
“Nós estaremos na Praça Velia Coutinho com o ‘Desenvolver’ em uma grande ação, de forma lúdica, em que os pais vão poder participar e interagir. Será uma tarde de brincadeiras adaptadas para o desenvolvimento dos autistas, para essa interação social que é tão difícil para eles. Será um dia muito importante. Convido os familiares a levarem seus filhos pequenos ou grandes, e até mesmo quem não tiver filho autista, pode ir também. Vamos fazer uma grande corrente para que a gente possa fazer essa inclusão da melhor forma aqui no nosso Estado”, destacou Portella.
O “Desenvolver” realiza atendimentos todas as terças-feiras, das 8 às 10h30 e das 14 às 16h30, no prédio do IFRR, campus Boa Vista, na Avenida Glaycon de Paiva, 2496, bairro Pricumã. Já o Teamarr funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, 1193, bairro São Francisco. Os serviços são totalmente gratuitos.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Alfredo Maia | Eduardo Andrade | Jader Souza
SupCom ALE-RR