Os 24 parlamentares jovens eleitos em junho deste ano foram empossados na tarde desta terça-feira (2), no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). A solenidade marcou o início da terceira legislatura do projeto e contou com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo canal oficial da Casa no YouTube (@assembleiarr).
A cerimônia de posse seguiu o rito de uma sessão parlamentar ordinária. Após a composição da mesa, presidida pela deputada jovem de maior idade e dois secretários, houve a leitura do termo de posse e do juramento, que foi assinado por todos. Em seguida, ocorreu a eleição da Mesa Diretora, responsável pela condução dos trabalhos.
Duas chapas disputaram o pleito, sendo a Chapa 1 eleita com 13 votos. A Mesa Diretora para 2025 será composta por:
· Ana Sousa – presidente;
· Isabela Veloso – 1ª vice-presidente;
· Manuel Borges – 2º vice-presidente;
· Stefhany Késia – 3ª vice-presidente;
· Camilla Ryhanna – 1ª secretária;
· Gustavo Lopes – 2º secretário;
· Luís Alves – 3º secretário;
· Andria Shatye – 4ª secretária.
Feliz pelo resultado, a presidente do Parlamento Jovem, Ana Sousa, destacou a responsabilidade do cargo.
“Estou muito feliz, sei que é um cargo de muita responsabilidade e estou com grandes expectativas. Espero aprender com os deputados, em especial com o meu padrinho, o deputado Gabriel Picanço [Republicanos]. Ainda estou trabalhando nos meus projetos, voltados para emprego e empreendedorismo, e espero fazer um bom trabalho”, afirmou.
Processo de aprendizagem
O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que a posse representa mais um passo no processo de aprendizagem dos estudantes sobre democracia e cidadania.
“Logo eles exercerão o direito ao voto e precisam ter a noção do que é o processo político e a escolha democrática de seus representantes. Então, fechamos mais uma etapa. Os jovens serão recebidos nos gabinetes de seus padrinhos, conviverão com eles para trazer sugestões e receber orientações. Isso engrandece nosso trabalho e renova a política com novas ideias e anseios da juventude”, disse.
A superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto, reforçou que os jovens trazem energia, debate e inovação à política, tornando o Parlamento Jovem “uma verdadeira aula de cidadania”.
“Nós precisamos aproximar a sociedade e, principalmente, os jovens da política, e o PJR é um projeto de âmbito nacional que busca isso: passar para o jovem educação política, que é, de fato, quando bem dirigida, um instrumento de inclusão, transformação, de sociedade sustentável, saudável, educada e, ainda, de dar a eles a compreensão de que a política é uma ferramenta de grande contribuição”, concluiu.
Apoio e parcerias
O secretário adjunto estadual de Educação, coronel Arruda, elogiou a iniciativa do projeto, que beneficia alunos da rede pública estadual de ensino.
“É gratificante ver esses jovens vivenciando esse momento aqui no Parlamento, aprendendo como se criam e voltam projetos de lei. Com certeza, sairão como uma gama de conhecimentos que levarão para a vida”, disse.
A coordenadora da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Iara Calheiros, reforçou a importância do projeto para a ampliação e promoção da cidadania em Roraima, além da continuidade dos jovens na política.
“Estivemos em alguns municípios e participamos ativamente de todo o processo. Fizemos palestras acerca dos direitos políticos e cidadania, promovemos debates entre os candidatos, inclusive, o treinamento de mesários. No dia das eleições, disponibilizamos, também, urnas eletrônicas. Tenho certeza de que foi uma experiência memorável para todos. Jovens deputados, eu quero que vocês brilhem, porque vocês são, de fato, o futuro do nosso país”, afirmou.
Os registros fotográficos da solenidade de posse estão disponíveis no Flickr do Poder Legislativo no link: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
O Projeto
O Parlamento Jovem Roraima é realizado pela ALERR, por meio da Superintendência de Programas Especiais (SPE), em parceria com a Seed e TRERR. O programa permite que estudantes vivenciem todo o processo legislativo, desde a campanha e eleição nas escolas até a diplomação e a posse, além de debates, elaboração de projetos de lei e votação em plenário.
Nesta edição, participam 10 escolas estaduais — seis da capital e quatro do interior. As próximas etapas incluem debates, pronunciamentos na tribuna e elaboração de propostas, que tramitarão nas comissões e serão apreciadas em plenário, seguindo o rito legislativo oficial.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade | Jader Souza | Nonato Sousa
SupCom ALERR