O Governo do Estado, por meio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) fez a assinatura do termo de outorga do edital de Seleção Pública Programa Finep – Tecnova III de Subvenção Econômica à Inovação, onde a Faperr é executora.
O objetivo do Tecnova é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação – por meio de recursos de subvenção econômica – para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais.
A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) realizou um processo de seleção dos parceiros estaduais por meio de chamada pública de âmbito nacional, em que as instituições candidatas foram indicadas pelos respectivos governos estaduais, neste caso do Tecnova III, o Sebrae Roraima.
A meta principal é fomentar a competitividade e o crescimento de aproximadamente 800 empresas em todo o Brasil. Em Roraima, o programa prioriza setores estratégicos como: Bioeconomia; Tecnologia da Informação e Comunicação; Turismo; Agronegócio; Energias Renováveis.
Quatro empresas de Roraima cumpriram os requisitos e tiveram seus projetos aprovados no programa: Orange Labs Tecnologia (App Bill); Sincro Ambiental Serviços de Consultoria (Tecnologia e Inovação na Prevenção de Acidentes Ambientais em Área Rurais no Estado de Roraima); Greenville Serviços de Jardinagem (Jardins do Rio Branco)e Platô Filmes (Estúdio & Lab de Narrativas Interativas e Educacionais Amazônicas).
Além de promover soluções tecnológicas, o Tecnova III também foca na aceleração e internacionalização das empresas, alinhando-se às diretrizes das políticas públicas estaduais e federais de inovação. De acordo com o presidente da Faperr, Pedro Cerino, o programa representa uma oportunidade única para que micro e pequenas empresas transformem ideias inovadoras em soluções de alto impacto no mercado.
“Esses projetos aprovados deverão estar voltados aos ecossistemas de inovação e tecnologia, ele visa apoiar as empresas no desenvolvimento de produtos, bens e serviços ou processos inovadores englobando os setores da economia considerados estratégicos nas políticas públicas de Roraima”, afirma.
O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, destaca a importância do incentivo à pesquisa e inovação no estado por meio da parceria com a Faperr que foi fundada na gestão do governador Antonio Denarium.
“São recursos que irão direto para o caixa dessas empresas que variam de R$ 350 a R$ 500 mil reais para que elas possam fazer melhorias no seu processo produtivo, na sua etapa de estruturação, comercialização e no protótipo de produtos para que a gente possa fortalecer cada vez mais as empresas inovadoras do nosso Estado”, disse.
O primeiro colocado no Tecnova III, em Roraima, foi o projeto App Bill da empresa Orange Labs, uma solução focada na gestão de cobranças e pagamentos. Com o Bill, empresas de diversos setores conseguem otimizar suas operações financeiras, reduzir a inadimplência e melhorar o fluxo de caixa.
“A gente traz a inovação para o dia a dia das pessoas, pra facilitar, para dar acessibilidade e para termos essa veia tecnológica que é um incentivo do programa. Acredito que com essa subvenção do Tecnova III a gente vai conseguir entregar muito mais”, destacou a gerente de projetos da empresa, Bianca Gomes.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Thaminne Dinelli
FOTOGRAFIA: Divulgação Sebrae