A Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania) promoveu durante 14 dias o terceiro curso Escolta Tática Prisional. O treinamento, que ocorreu na base do Grupo de Operações Penitenciárias, contou com a participação de 21 policiais penais e um guarda civil municipal de Bonfim. O encerramento foi nesta segunda-feira, 11, com a entrega de certificados de conclusão.
O curso Escolta Tática Prisional, realizado em aulas teóricas e práticas, teve como objetivo capacitar os agentes de segurança para realizar, com segurança e eficiência, o transporte de reeducandos em deslocamentos como audiências judiciais, atendimentos médicos e transferências entre unidades prisionais.
O assessor de operações penitenciárias e coordenador do curso Escolta Tática Prisional, Ilrosmar Pedro Vieira, explicou que durante o treinamento, os participantes aprimoraram técnicas de vigilância, procedimentos operacionais, gerenciamento de crises e medidas preventivas para evitar fugas ou resgates.
“Além de aprimorar as habilidades práticas dos agentes, o curso reforçou a importância da disciplina, do trabalho em equipe e do cumprimento rigoroso das normas legais e de segurança, garantindo a integridade física dos reeducandos, da equipe de profissionais e da sociedade”, comentou o coordenador do curso.
A policial penal Luana Silva Santana disse que o treinamento foi produtivo e vai melhorar sua atuação no dia a dia.
“Eu tinha outra visão e cabeça e, hoje, depois das instruções e do preparo emocional, eu saio desse curso com uma mentalidade mais firme e mais dura, um raciocínio mais ágil, um controle de pânico. […] Entrei uma pessoa e saio uma outra pessoa”, ressaltou.
Luana acrescenta que o curso exigiu força, garra e habilidade dos participantes.
“Passamos por situações diversas como exposição ao sol e a chuva, horas de treino e desgaste, mas tudo foi válido para nosso aprendizado, formação e crescimento. Agora somos policiais penais mais preparados, prontos para raciocinar de forma inteligente e segura”, comentou.
O secretário da Justiça e da Cidadania, Hércules Pereira, afirmou que cursos como esses são importantes para os agentes e para a sociedade.
“Diariamente nós fazemos diversas escoltas para hospitais, tribunais e, às vezes, velórios. Então essa equipe que foi capacitada adquiriu conhecimento para trabalhar com segurança, transportar os nossos reeducandos com mais segurança”, frisou.
PARCERIAS
Para promover o curso Escolta Tática Prisional, a Sejuc contou com a parceria do GPI (Grupo de Pronto Intervenção da Polícia Federal), PRF-RR (Polícia Rodoviária Federal), TOR (Tático Ostensivo Rodoviário da PMRR), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Smtran (Superintendência Municipal de Trânsito).
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Edilson Rodrigues
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira