No mês dedicado à prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, a conversa é o primeiro passo para encontrar novos caminhos e soluções. Por isso, nesta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Boa Vista promoveu palestras em alusão ao Setembro Amarelo, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança do Trabalho (SMST), no bairro 31 de Março.
O evento é uma iniciativa do programa Servidor de Valor que visa fomentar o diálogo e o conhecimento sobre temas fundamentais para o bem-estar emocional. A secretária adjunta de Administração e Gestão de Pessoas, Glória Maria Souto Maior, enfatizou a importância de criar esse ambiente acolhedor para os servidores municipais.
“Atualmente, mais importante do que ter determinados conhecimentos técnicos é preciso ter saúde mental. As pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo e acabam adoecendo. Vivemos uma pós-pandemia no qual as pessoas ainda sofrem as consequências do isolamento social. Cuidar da saúde é prioridade nesta gestão”, contou.
Espaço seguro para conversar sobre o assunto faz toda a diferença
Após apresentação do Coral do Servidor, especialistas compartilharam informações e experiências sobre a importância da prevenção e do suporte emocional. Segundo o psicólogo Osvaldo Gomes, momentos como esse são essenciais para desmistificar questões relacionadas à saúde mental e para encorajar as pessoas a buscarem ajuda.
“Muitas vezes cuidamos da saúde do corpo e esquecemos a saúde da mente. O autoconhecimento é fundamental nesse processo de conscientização. Esperamos que a partir de hoje todos se sintam à vontade para falar sobre suas emoções. Fico muito feliz por contribuir com a prefeitura e cooperar para salvar vidas”, destacou.
Sinais de alerta – Os servidores aprenderam formas de pedir ajuda e a identificar sinais de depressão ou ansiedade. A programação contou também com espaço para perguntas e interações, permitindo que os participantes compartilhassem suas dúvidas.
Renata Almeida, servidora pública, destacou a relevância da iniciativa para ela. “Todos nós passamos por momentos difíceis na vida pessoal e profissional. Muitos sabem se sair bem de situações que afetam o psicológico, outros não. Com esse conhecimento a gente se apoia e ajuda os outros do jeito certo”, disse.