A 31ª edição do São João no Parque Anauá, maior arraial da região Norte e promovido pelo Governo de Roraima, terá início na próxima segunda-feira, 22, com a presença de equipes da Sesau (Secretaria de Saúde).
Assim como nas edições anteriores, a fiscalização e o controle de qualidade das barracas de alimentação se farão presentes durante todo o período da festa, por meio de equipes do Departamento de Vigilância Sanitária, da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.
Pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, mais especificamente pelo Núcleo de Controle das ISTs, AIDS e Hepatites Virais, serão realizadas orientações sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, com distribuição de preservativos masculino e feminino, e como usar o autoteste de HIV.
Haverá ainda orientações sobre riscos de exposição a agrotóxicos e cuidados com a água para consumo humano, ação que será executada por técnicos da Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos, Vigiagua (Vigilância da Água) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).
“No São João do Parque Anauá, nós levaremos muitas ações de prevenção e cuidados com a população. Todos dias haverá disponibilização de preservativos, autoteste de HIV, Hipoclorito e muita informação no cuidado com a saúde”, destacou a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde da Sesau, Valdirene Oliveira.
SAÚDE DO HOMEM E OUVIDORIA
Além da CGVS, o São João no Parque Anauá também contará com ações desenvolvidas pela Coordenadoria Geral de Atenção Básica e Ouvidoria-Geral do SUS em Roraima.
Pela CGAB, técnicos do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem percorrerão todo o perímetro do parque para falar sobre a importância do cuidado familiar, sobretudo com a saúde da população masculina.
“Dentre as ações de promoção da saúde, nós estaremos orientando as pessoas sobre prevenção de gravidez na adolescência; a importância do autocuidado para os homens, que é algo que temos trabalhado bastante; e outras questões que são relevantes para a população”, afirmou a coordenadora da CGAB, Cinthia Brasil.
Já a Ouvidoria Geral do SUS levará informações de como o cidadão pode ajudar a melhorar os serviços de saúde, por meio das Ouvidorias existentes nos hospitais e unidades da Rede Estadual de Saúde.
“Além de ajudar as pessoas a compreenderem melhor os serviços de saúde disponíveis no Estado, nós vamos estar esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento do SUS, informando e encaminhando as demandas para os setores competentes, buscando soluções para os problemas da população”, pontuou a assessora-Geral da OGSUS-RR, Larissa Wandemberg.
ARRAIAL NO PARQUE
O 31º São João no Parque Anauá ocorre de segunda-feira, 22, até sábado, 27. A programação terá dois palcos para as apresentações musicais nacionais e regionais, além do Espaço Kids, da Arena Junina, três parques de diversão e uma estrutura gigante para a praça de alimentação, tendas para vendas em geral e serviços de vários órgãos de governo.
O Forródromo será o palco de mais uma edição do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que ocorrerá durante as noites de festejo. São 28 agremiações que disputam o título nos grupos Especial, de Acesso e Emergente.
Nos seis dias de festa, o público também poderá aproveitar as apresentações de 42 artistas locais dos mais variados estilos musicais, além das três atrações nacionais convidadas: JM Puxado, Marília Tavares e Japinha Conde.
SHOWS
JM Puxado abre o evento com muito forró na segunda, 22. Já a jovem cantora Marília Tavares, conhecida carinhosamente como o “Diamante de Roraima”, será a atração nacional na quinta, 25. E no sábado, 27, quem fecha o circuito de apresentações é a artista carioca Japinha Conde.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Secom-RR