A Elevatória de Esgoto da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) no bairro Caçari foi entregue nesta segunda-feira, 16, totalmente reformada. A unidade passou por reforma das caixas de ligação das bombas, pintura predial, substituição de equipamentos, além de limpeza dos poços das bombas e também nas caixas de válvulas.
“A Caer tem dado demonstrações de que os órgãos públicos funcionam, sim. E ao longo desses seis anos, quantas obras como essa foram entregues pela Caer, obras que mudam a vida das pessoas”, pontuou o vice-governador de Roraima e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião.
“As Estações Mirandinha e Caçari se somam à Elevatória Paraviana para atender aos bairros Caçari, River Park, Paraviana e adjacências, destinando os resíduos para a Lagoa de Estabilização, localizada no bairro São Bento, que, após o devido tratamento, devolve a água tratada para o Rio Branco”, destacou Elisangêla Rodrigues, diretora de Engenharia e Gestão Ambiental.
Até agora, sete ETEs (Estações Elevatórias de Esgoto) de Boa Vista passaram por melhorias de infraestrutura. A Caer investiu cerca de R$ 3 milhões oriundos de recursos próprios da Companhia.
“A reforma e revitalização do sistema garantem mais segurança no tratamento do esgoto doméstico, industrial e comercial produzido na capital Boa Vista, que atingiu em 2024 o índice de 94,6% de cobertura, estando, portanto, universalizada quanto ao tratamento de esgoto, por meio dos investimentos realizados pelo Governo do Estado”, afirmou o presidente da Caer, James Serrador.
SISTEMA
Atualmente, a Caer mantém 43 EEE (Estações Elevatórias de Esgoto) e uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) para atender 921.861 metros de rede de coleta da capital.
Em 2023, a empresa adquiriu 58 novos conjuntos de motobombas e 58 kits de reparo para serem utilizados nas elevatórias em Boa Vista, de modo a reforçar o sistema que trata 4.890 m³ de resíduos por hora, ou seja, 117.360 m³ de resíduos diários, e atingiu, em 2024, o índice de 94,6% de cobertura, portanto, universalizando o tratamento de esgoto.
A Caer mantém, ainda, a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta para limpeza preventiva diária em 28 poços de visita de forma mecanizada e 14 poços de visita realizados manualmente, totalizando a limpeza mensal de 1.021 poços dos 90 mil existentes na rede local.
A companhia também possui um contrato com empresa terceirizada para manutenção e limpeza diária das 43 Estações Elevatórias de Esgoto e da Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa de Estabilização, além de manter uma equipe de plantão para situações emergenciais.
Os clientes podem entrar em contato com a companhia pelo WhatsApp (95) 98406-3918, que funciona 24 horas, exceto pelo atendimento com atendente, que é das 7h às 18h durante a semana e das 8h às 18h aos finais de semana e feriados.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Tiana Brazão
FOTOGRAFIA: Ascom/Caer