RETA FINAL – Escola Lobo D’Almada recebe Inovem para última semana de orientações do ‘Conexão Financeira’

Alunos do terceiro ano da Escola Estadual Lobo D’Almada receberam, nesta segunda-feira (25), o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), para o acompanhamento da última semana de orientações da 2ª edição do projeto “Conexão Financeira”, iniciativa que incentiva o empreendedorismo juvenil.

Alunos do terceiro ano da Escola Estadual Lobo D’Almada receberam, nesta segunda-feira (25), o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), para o acompanhamento da última semana de orientações da 2ª edição do projeto “Conexão Financeira”, iniciativa que incentiva o empreendedorismo juvenil.

A etapa final reúne atividades práticas que somarão pontos decisivos para definir a turma campeã, cuja premiação será revertida para a festa de formatura. A cerimônia de entrega está prevista para o próximo mês.

A presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), destacou que os impactos do projeto vão além da sala de aula.

“Além da premiação, tenho certeza de que os ensinamentos deixados na sala de aula vão impactar na vida deles e no ambiente familiar, pois esse é o nosso maior objetivo. O ‘Conexão Financeira’ veio para dar suporte aos alunos que estão concluindo o ensino médio e precisam encontrar alternativas para garantir a festa de formatura”, afirmou.

O professor de Matemática Wellington Silva ressaltou que o projeto mudou a forma como os alunos enxergam a disciplina.

“Antes, muitos não viam a importância da matemática. Agora, conseguem perceber, na prática, de que forma podem aplicá-la, principalmente na área financeira, analisando e executando os projetos que eles mesmos estão desenvolvendo”, explicou.

Ideias em prática

A aluna Geovana Cerqueira, 17 anos, contou que o grupo dela apostou na venda de açaí, com direito a patrocínio para reduzir despesas.

“Conseguimos vender 37 copos, de 180 a 500 ml. Parte do lucro foi reinvestido em novos produtos, garantindo a rotatividade do dinheiro. Tudo é feito coletivamente, desde a produção até o fechamento das contas”, destacou.

Já o grupo de Maristela Menezes, também de 17 anos, optou pela venda de cachorro-quente e dindim. Segundo ela, o dia mais lucrativo foi sábado (23), durante evento aberto à comunidade.

“Antes, não tínhamos noção de como organizar custos e investimentos. O projeto nos ajudou a entender melhor tudo isso. Com a venda, tivemos bastante lucro no ‘Dia do Ginásio’, quando a escola estava aberta ao público”, relatou.

Expansão do projeto

Nesta segunda edição, cinco escolas participaram do projeto, que busca estimular o uso consciente e inteligente dos recursos financeiros no cotidiano, em atividades escolares e até na organização da formatura.

A novidade foi a atuação direta dos instrutores do Inovem nas escolas, em parceria com professores e gestores. Houve também ampliação no número de alunos atendidos em relação à edição anterior, com a inclusão de uma nova instituição.

A deputada Catarina Guerra adiantou que a terceira e última edição de 2025 começará em outubro.

“Estamos aguardando a seleção das próximas escolas pela Seed para dar início à nova fase. Acreditamos que, no começo de outubro, concretizaremos mais uma etapa, encerrando o ano com chave de ouro”, concluiu.


Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom ALERR

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