A Sesau (Secretaria de Saúde) realiza nesta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, no auditório da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), um treinamento voltado para a Vigilância Epidemiológica das meningites e ações de controle das meningites bacterianas.
A iniciativa faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde, e busca garantir que médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde estejam preparados para lidar com situações de risco, identificar precocemente casos suspeitos e responder de forma rápida diante de possíveis surtos de meningite bacteriana.
“Essa capacitação é essencial porque a meningite bacteriana tem evolução rápida, alto risco de complicação e óbitos. A participação garante que os profissionais estejam atualizados sobre o diagnóstico precoce, o manejo clínico, fluxo de notificações e medidas de controle”, afirmou a gerente do Núcleo de Controle de Meningite, Difteria e Coqueluche, Elaine Queiroz.
As inscrições foram abertas previamente, com os convites enviados às Secretarias Municipais de Saúde. Todas as vagas foram preenchidas em poucos dias, o que demonstra a importância do tema e o interesse dos profissionais.
Durante os dois dias, serão discutidos temas como diagnóstico clínico, aspectos laboratoriais, fluxo de notificação, situação epidemiológica das meningites em Roraima, atenção primária no acolhimento de casos suspeitos, condutas em áreas indígenas, planos de contingência, resposta a surtos e vigilância sentinela de doenças invasivas.
“A ideia é fortalecer a rede de saúde e garantir respostas mais rápidas e eficazes para proteger a nossa população aqui do estado de Roraima”, ressaltou Elaine.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Arquivo/Sesau