QUALIFICAÇÃO | Servidores do Teamarr capacitam profissionais da educação de Mucajaí sobre comportamento de criança com TEA

Mais de 200 professores e cuidadores da rede municipal de ensino de Mucajaí participaram de uma qualificação educacional promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista - Teamarr, da Assembleia Legislativa de Roraima, na tarde desta segunda-feira (21).

Mais de 200 professores e cuidadores da rede municipal de ensino de Mucajaí participaram de uma qualificação educacional promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, da Assembleia Legislativa de Roraima, na tarde desta segunda-feira (21).

Com o tema “Comportamentos inadequados: análise, prevenção e manejo no contexto do TEA”, o momento faz parte de um preparo para o início das atividades do segundo semestre, organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa de Atendimento Comunitário, da Assembleia Legislativa de Roraima.

A psicóloga Lara Costa, coordenadora da Terapia ABA do Teamarr, acrescentou que o foco da capacitação está dividido em duas frentes principais: a prevenção e o manejo, voltadas à inclusão e à melhoria do ambiente escolar para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ela reforçou que a iniciativa busca não apenas ajudar o profissional, mas também proteger o bem-estar da criança.

“A importância de trazer essa temática é justamente fornecer ferramentas para que esses profissionais aprendam a lidar com esse público. A gente pensa que uma crise só é difícil para quem está lidando, mas acontece que também é muito difícil para a criança”, destacou.

Entre os participantes estava a professora Edna Soares. Ela atua em uma unidade da Zona Rural e acredita que orientações como esta vão ajudá-la em casos de necessidade.

“Sabemos que hoje em dia a realidade da sala de aula envolve diretamente esse público, então essa formação tem muito a contribuir com a minha prática, melhorando a oferta de ensino e aprendizagem para todas as crianças”, destacou.

Segundo Edna, a qualificação vai além do aluno com diagnóstico, pois favorece todo o grupo. Ela acrescentou que os ensinamentos trarão impacto positivo e ajudarão aos educadores que trabalham em áreas mais remotas.

“A nossa realidade é diferente, o público que nós atendemos é diferente. Por isso, é muito importante evidenciar esse cuidado que a Secretaria teve em ofertar essa formação para todos os professores, inclusive com um olhar atento para nós, que estamos mais distantes”, concluiu.

Conforme explicou a diretora do departamento de Educação de Mucajaí, Ronilda Rodrigues, há mais de 200 alunos atípicos nas escolas da sede e em unidades da Zona Rural. Por isso, contou com o apoio do Teamarr para dar visibilidade ao tema.

“Nosso objetivo é fortalecer a prática do professor, trazendo conhecimento teórico suficiente para que ele se sinta mais capacitado a trabalhar com esse público. Esse assunto é muito pertinente neste momento, então queremos dar uma resposta concreta à realidade da sala de aula”, disse.

Teamarr

O Teamarr é um centro especializado da Assembleia Legislativa de Roraima, que está inserido no Programa de Atendimento Comunitário do qual é presidido pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas).

O local oferece acolhimento, terapias e orientações a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de capacitação para familiares e profissionais da saúde e da educação.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile