O Governo de Roraima está promovendo o Projeto Mosaico em diversos municípios do interior de Roraima. Mais de 2.300 pessoas entre pais, professores e alunos já foram atendidas com a ação estratégica da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) para fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes.
O Projeto Mosaico é executado pelo DPSE (Departamento de Proteção Social Especial). A principal proposta é capacitar e articular os diferentes atores envolvidos na garantia dos direitos da infância e adolescência, criando um sistema de proteção mais robusto e integrado.
Ao descentralizar as ações de proteção à infância e adolescência, a Setrabes tem como meta assegurar que comunidades mais distantes também recebam o suporte necessário para identificar, prevenir e intervir em situações de vulnerabilidade.
O Mosaico conta, ainda, com a parceria de diversos órgãos e entidades essenciais para a garantia dos direitos da infância e adolescência. Segundo o coordenador do DPSE, Aminadabi dos Santos, a iniciativa visa garantir a promoção dos direitos dos jovens e consolidar a atuação dos órgãos locais de proteção.
“A ação acontece por meio de palestras e conversas, principalmente nas comunidades indígenas, que são de mais difícil acesso. Trabalhamos focados na prevenção, pois, embora existam leis para punir os abusadores, prevenir é mais eficaz. Priorizamos as escolas, pois nelas os professores identificam muitas dessas violências e as crianças podem, assim, conhecer toda a rede de proteção e saibam onde buscar ajuda”, disse.
Último encontro do Mosaico ocorreu em Normandia
No último evento, realizado em Normandia, estiveram presentes professores, estudantes, gestores escolares, lideranças indígenas de diversas comunidades, secretários municipais, representantes da prefeitura local e demais autoridades da rede de proteção às crianças e adolescentes.
“O Projeto atua com ações planejadas para identificar e intervir em situações de vulnerabilidade, garantindo que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados e recebam o apoio necessário para seu pleno desenvolvimento. A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado em promover políticas públicas eficazes voltadas para a proteção social e o cuidado com esse público”, detalhou, secretária da Setrabes, Tânia Soares.
O Projeto Mosaico levou suas ações estratégicas, ainda, a uma ampla área do interior, incluindo os municípios de Normandia, Alto Alegre, Caroebe, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Cantá, Iracema, Mucajaí e Bonfim.
O trabalho percorreu ainda as comunidades indígenas Raposa I, Raimundão I, Araçá, São Francisco e no Lago do Caracaranã, onde atendeu mais de 10 comunidades da região.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima
FOTOGRAFIA: Ascom/Setrabes