PROJETANDO O FUTURO | Programa Inovem, da ALERR, participa da Semana do Empreendedorismo de escola no bairro Asa Branca

Os alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, do bairro Asa Branca, zona Oeste, conheceram as propostas do Centro de Inovação e Empreendedorismo – Inovem, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), durante um encontro na noite dessa quarta-feira (9).

Os alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, do bairro Asa Branca, zona Oeste, conheceram as propostas do Centro de Inovação e Empreendedorismo – Inovem, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), durante um encontro na noite dessa quarta-feira (9).

O momento fez parte da programação da Semana do Empreendedorismo da unidade escolar, que convidou a equipe do Inovem para orientar os estudantes sobre educação financeira e formas de empreender.

Ao longo da noite, a equipe apresentou os projetos do programa, explicou o propósito de cada um e estreitou o canal de comunicação para que os estudantes busquem apoio do Inovem e coloquem as ideias em prática.

Kiara Suryan, do 9º ano, estava entre os cerca de 70 estudantes presentes na reunião. Para ela, o conteúdo agregou, mudou a forma de pensar e vai ajudar quando iniciar a autonomia financeira.

“Eu achei tudo muito interessante e acredito que vou levar os ensinamentos para o resto da vida, porque ajuda tanto os mais novos, como eu, quanto os alunos adultos. Foi bom entender que podemos aprender acertando e até errando também”, pontuou a adolescente de 15 anos.

O coordenador pedagógico da escola, Antônio Carlos Lobo, classificou o apoio do Inovem dentro da programação do evento da unidade como agregador e fortalecedor de caráter. Para ele, é algo que soma para projetos de futuro dos alunos.

“O programa é de grande importância para o público da EJA e nós sabemos que a educação de jovens e adultos tem grande importância no caráter social dentro dos nossos bairros, para que esses alunos, além de virem para a escola aprender a empreender, possam criar seus filhos e sustentar suas famílias”, disse.

Esta foi a primeira ação do Inovem voltado ao público, desde o lançamento do programa, ocorrido no fim do mês de março deste ano. A ideia chegou com objetivo de fomentar o empreendedorismo local, promover educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.

A presidente do Centro de Inovação e Empreendedorismo, deputada Catarina Guerra (União), acrescentou que o Inovem, além de desenvolver os cinco projetos, estará disponível para atender às demais demandas da sociedade.

“Ser visto como uma opção, onde a escola nos solicita, é de suma importância porque faz com que a gente dê esse suporte necessário para a população. Então o Inovem vem para dar esse complemento, orientação, dinâmica, apoio e suporte para os alunos do EJA que empreendem na sua vida, no seu dia a dia e que no terceiro turno ainda estudam e buscam conhecimento e aprendizado”, frisou.

Inovem

O Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) foi lançado no dia 25 de março de 2025 pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), em sessão plenária.

O Centro apresenta cinco projetos, como: Conexão Financeira; Impulsionar; Inove Pro; Feira Inovem; e Elas Inovam. Cada um deles é voltado para diferentes segmentos e necessidades empreendedoras.

A primeira ideia a ser executava foi a Conexão Financeira. Visando ensinar conceitos de educação financeira de forma prática e aplicada, o projeto iniciou no dia 26 de março com treinamento para representantes de quatro escolas públicas estaduais de Boa Vista.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile