PRÊMIO SEBRAE – Profissionais da comunicação da ALERR vencem em três categorias

“Quando fazemos prêmios assim, buscamos valorizar aquelas matérias específicas dos elementos que, juntos, promovem o empreendedorismo, ou seja, é uma espécie de casamento que acontece entre o Sebrae e a imprensa. Desta forma, conseguimos manter vivo e fortalecido esse meio de desenvolvimento no nosso estado, que é o empreendedorismo”, reforçou Baú.

Profissionais da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) foram premiados em três das cinco categorias do 12⁰ Prêmio Sebrae de Jornalismo – etapa estadual – na noite desta quarta-feira (20). O evento, que premia trabalhos jornalísticos voltados ao empreendedorismo roraimense, reuniu profissionais da imprensa em um restaurante de Boa Vista.

A jornalista Bruna Cássia Alves inscreveu dois trabalhos na categoria “jornalismo em texto” e um na categoria “áudio”. Ela foi premiada nessa última, ficando em segundo lugar com a matéria “Mulher indígena usa saberes tradicionais para produzir remédios naturais em Roraima”.

A jornalista falou sobre o sentimento de ter seu trabalho reconhecido e ressaltou que matérias especiais precisam de dedicação e uma entrega maior do profissional da comunicação.

“Quando produzimos pautas especiais, vamos muito além delas, porque conhecemos histórias inspiradoras. Então, acredito que é um reconhecimento muito importante. Quero agradecer à Superintendência de Comunicação da ALERR pelo incentivo, porque ninguém trabalha sozinho. Foi muito gratificante essa produção”, comemorou.


Na categoria “vídeo”, a TV Assembleia ficou com a terceira colocação, com a reportagem “Casal roraimense reergue negócio e transforma vidas com a construção civil”, da jornalista Júlia Matos. O material conta a história de um homem e uma mulher que perderam tudo durante uma enchente, não desistiram, recomeçaram do zero e, hoje, empregam várias pessoas e ajudam mais de 300 famílias a conquistarem a casa própria.


“É uma felicidade muito grande sermos premiados em terceiro lugar pelo reconhecimento do trabalho diário da Assembleia e de todos os profissionais. Falo em nome dos meus colegas, da nossa superintendente Soninha [Sônia Lúcia Nunes] e da diretora Camila [Dall’Agnol], que sempre acreditam nas nossas ideias e histórias que contamos. É um momento de comemoração”, celebrou.

Já o olhar clínico do fotógrafo Jader Souza lhe rendeu o segundo lugar na categoria “fotojornalismo”, por sua colaboração na matéria “DNA Amazônico: cosméticos sustentáveis nascem de planta nativa de Roraima”.


Jader afirmou que ficou surpreso com a colocação, pois se inscreveu sem expectativa de ser premiado.

“Confesso que não estava com muita pretensão de ganhar o prêmio, mas, claro que a oportunidade é válida, o espaço dedicado à publicação [da foto] também, além do incentivo do , que é muito importante e faz com que mais profissionais consigam entrar no mercado de trabalho, se qualifiquem, busquem melhorias e aprendizado”, pontuou.


Prêmio Sebrae


O Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece matérias que abordem de forma humana aspectos ligados ao mundo do empreendedorismo no Brasil, considerando requisitos como, bioeconomia, inovação, empreendedorismo feminino e social, transformação digital, entre outros.

Ele ocorre em três etapas: a primeira, em nível estadual, e classifica para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional.


Conforme o superintendente do Sebrae-RR, Emerson Baú, a premiação visa, também, estabelecer um vínculo com a imprensa, ferramenta de extrema importância para a sociedade.


“Quando fazemos prêmios assim, buscamos valorizar aquelas matérias específicas dos elementos que, juntos, promovem o empreendedorismo, ou seja, é uma espécie de casamento que acontece entre o Sebrae e a imprensa. Desta forma, conseguimos manter vivo e fortalecido esse meio de desenvolvimento no nosso estado, que é o empreendedorismo”, reforçou Baú.

Outros participantes


A Casa Legislativa contou com outros seis representantes da Superintendência de Comunicação inscritos nas quatro modalidades: áudio, foto, texto e vídeo.

Na categoria “áudio”, as jornalistas Isabela Bastos e Sônia Lúcia Nunes concorreram, respectivamente, com o podcast “Ela empresária’”, que destaca histórias de mulheres que empreendem e inspiram outras a crescerem e “No interior de Roraima: Cata Tudo transforma resíduos em sustento e leva exemplo à COP30”.


O fotógrafo Nonato Sousa participou na categoria “fotojornalismo” com o trabalho “Depois da enchente: casal transforma perda em negócio de sucesso e ajuda mais de 300 famílias a construírem casas próprias em Roraima”.


Já a jornalista Joselinda Lotas se inscreveu na categoria “jornalismo em texto”, com o tema: “Turismo que transforma: inclusão e sustentabilidade em cada rota”.


Na categoria “vídeo”, os jornalistas Johann Barbosa e Bruna Gomes concorreram com os trabalhos “Crescimento dos Apps de Delivery e o Sucesso de uma Plataforma de Roraima’ e “Do Lavrado ao Laboratório: A Descoberta que Virou Negócio”.



Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile