Já são 5 quadras entregues até o momento e ainda restam 10 a serem inauguradas. Todas com estrutura moderna, cobertura, assentos, pintura lúdica e colorida voltada à Primeira Infância. Além disso, as unidades receberam muro, alambrado e passaram por uma revitalização total, que incluiu climatização das salas, troca de forro e parte elétrica, assim como pintura interna e externa.
“Estamos atendendo uma antiga demanda das escolas indígenas e do campo, que não possuíam local adequado para prática de atividades esportivas. Além disso, será um espaço aberto para a comunidade como um todo, que poderá promover eventos e encontros. As salas climatizadas também trarão mais conforto para os nossos alunos, contribuindo na concentração e aprendizado”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Demanda atendida
De acordo com o tuxaua da comunidade indígena Serra da Moça, Alexsandro das Chagas, a quadra representa uma verdadeira conquista não só para os alunos, mas também para os moradores do local. “Estamos muito felizes. Irá contribuir muito para o desenvolvimento das crianças e também será um lugar para a comunidade se reunir, para eventos e outras atividades. A prefeitura tem investido muito na nossa região, com políticas públicas e sociais que fazem a diferença, não só na educação, mas também na agricultura”, falou.
Quem também ficou feliz com a quadra foi Thamirys Santos, de 9 anos, aluna do 4° ano da Escola Municipal do Campo Maria de Lourdes Dias de Abreu. Ela contou que estava ansiosa para a inauguração. “A gente queria muito. Vai ser bom para jogarmos futebol. Eu jogo como lateral. Gostei que o chão foi pintado e adorei as cores. Ficou muito bonito”, comentou.
Toda comunidade agradece
Elisabeth Almeida, gestora da Escola Municipal do Campo Maria de Lourdes Dias de Abreu, reforçou as diversas contribuições da quadra e revitalização para os estudantes e comunidade. “O sentimento é de muita gratidão e orgulho. Era uma demanda antiga, tanto para a comunidade escolar, como também para as pessoas que vivem aqui. Será um espaço para o professor desenvolver suas atividades e as crianças melhorarem suas habilidades. As crianças ficaram muito felizes, com os olhos brilhando. Isso traz motivação para estudar”, explicou.
As outras escolas que receberam quadra e passaram por revitalização na área indígena e do campo são as seguintes: Escola Municipal Indígena Tuxaua Albino Morais – Comunidade Ilha, Escola Municipal Leila Maria da Silveira – Murupu e Escola Municipal Indígena Francisca Gomes da Silva – Serra do Truaru.