Na reta final da programação estadual alusiva ao Outubro Rosa, a Sesau (Secretaria de Saúde) promoveu na manhã desta terça-feira, 29, palestras sobre o autocuidado e a prevenção contra os cânceres de mama e colo de útero. A ação foi realizada pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin.
Organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do CRSM, a atividade contou ainda com a oferta de serviços de beleza para pacientes e servidoras da unidade.
“Nós fizemos uma programação voltada para pacientes, gestantes de alto risco e acompanhantes, familiares e também para a equipe multiprofissional do Centro de Referência. Elas se sentem agraciadas com isso e melhora a autoestima também”, afirmou a presidente da comissão, Ana Carolina Brito.
Na ocasião, as participantes puderam tirar dúvidas sobre os exames de prevenção, quais os sinais e a importância do diagnóstico precoce. Um dos assuntos mais discutidos por elas foi o HPV (Vírus do Papiloma Humano).
Como explicou a médica ginecologista Vanessa Gama, a doença ainda é tratada com tabu, mesmo com a sociedade tendo acesso à vacina e a informações de como se prevenir.
“É um câncer que tem chance de ser erradicado, uma vez que temos a vacina como instrumento de prevenção muito efetiva. No entanto, falta essa informação para que as mulheres procurem o serviço de saúde, para fazer o rastreio, por meio do exame preventivo, e para pegar as crianças que tem em casa e levarem ao Posto de Saúde para tomar a vacina do HPV”, destacou.
A paciente Patrícia Pereira Ramos, de 38 anos, estava na sala de espera para um atendimento na especialidade de endocrinologia. Ela aproveitou a atividade para tirar dúvidas a respeito de como funciona o preventivo.
“Ainda existem muitos tabus, muita coisa a ser esclarecida, e acabamos deixando para lá e não se cuida. E foi muito importante tirar as dúvidas sobre alguns quesitos”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Outubro Rosa no Centro de Referência em Saúde da Mulher será encerrada nesta quarta-feira, dia 30, com palestras em geral.
“No corredor de espera, as palestras terão interações, com tirar de dúvidas, esclarecimento de questões específicas por parte dos profissionais que atuam aqui no Centro e também recebimento dos serviços das oficinas de beleza”, acrescentou Ana Carolina.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau