Em clima de celebração e reconhecimento, a Assembleia Legislativa (ALE-RR) realizou nesta sexta-feira (20) uma sessão especial para entrega da Comenda Orgulho de Roraima. A solenidade, que marcou o encerramento do ano legislativo, aconteceu no Plenário Noêmia Bastos Amazonas e homenageou personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), autor das indicações, destacou a importância do momento. “É uma honra reconhecer pessoas pelo serviço prestado ao nosso povo. Às irmãs Consolatas, agradecemos o trabalho que traz esperança e fé a quem mais precisa, e cumprimentamos os demais homenageados, como Rubens Pereira, uma referência da política, maranhense macuxi, como tantos aqui em Roraima”, disse.
Sampaio também ressaltou os avanços da Casa após a aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual). “Nossa diretoria tem se empenhado em ouvir a sociedade. Buscamos implementar tecnologias digitais para facilitar o acesso de quem não pode vir ao parlamento. Podemos fazer um balanço muito positivo do ano. Desejamos a todos um Feliz Natal, que possamos juntos celebrar o nascimento do Menino Jesus e renovar nossas esperanças por um Brasil melhor, com um planeta sem guerra e sem conflitos”, ressaltou.
O deputado Chico Mozart (Progressistas) saudou os homenageados, destacando especialmente Rubens Pereira. “Embora tenha partido daqui em 1992, seu legado permanece. Hoje, estou fazendo política, como tantas vezes vi meu pai e você fazendo”, reconheceu o parlamentar.
Resgate e emoção
Entre os agraciados, está a empresa de transporte rodoviário Amatur, reconhecida por seus 34 anos de serviços. O ex-deputado e sócio-administrador, Remídio Monai Montessi, compartilhou a trajetória da empresa. “A Amatur nasceu de um sonho, com apenas um ônibus e uma vontade de servir à população. Hoje, contamos com uma frota de 72 veículos modernos, conectando mais de 20 destinos na Região Norte e transportando mensalmente 30 mil passageiros”, pontuou.
Montessi ainda ressaltou o significado pessoal de construir uma empresa que gera 209 empregos diretos e 150 indiretos, com frota e sede próprias. “De alguém que já enfrentou o desemprego, hoje tenho o privilégio de gerar oportunidades e contribuir para o futuro do nosso Estado”, afirmou emocionado.
A Banda de Música da Polícia Militar de Roraima, reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado, também recebeu a honraria pelos seus 34 anos de serviços. O major Cristiano Calu, comandante da instituição, relembrou a trajetória do grupo.
“Começamos com apenas seis soldados que tinham afinidade com a música. Em 2000, realizamos o primeiro concurso público específico para a banda. Estamos em todos os rincões de Roraima levando música. Para nós, é uma alegria levar essa arte a todo roraimense, e hoje receber essa honraria pelos representantes do povo, dizendo que somos orgulho do nosso Estado, e que o povo roraimense tem orgulho da nossa banda”, comemorou o comandante.
Uma das homenagens mais emocionantes da manhã foi direcionada ao Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata (Decreto Legislativo nº 088/24) e suas 15 missionárias de diferentes nacionalidades (Decreto Legislativo nº 087/24), que desde 1949 realizam trabalho social e evangelizador em Roraima, construindo escolas, unidades de saúde e casas de convivência, além de um trabalho junto aos povos indígenas.
O padre Josimar Lobo, representando o bispo diocesano Dom Evaristo Spengler, falou da gratidão pelo reconhecimento do trabalho da diocese junto às famílias e migrantes.
“Quero expressar o sentimento que brota no coração de muita alegria pelos relevantes serviços prestados pelas irmãs e a diocese. Somos gratos por essa caminhada e esse reconhecimento. A Diocese de Roraima tem se colocado a serviço da vida, da família e daqueles que nos procuram, como muitos migrantes, que encontraram uma acolhida, um espaço. Em nome da diocese, gratidão a esse reconhecimento e desejamos votos fecundos de muita paz”, disse o padre.
A irmã Elisa Pagnani, coordenadora das Irmãs Consolatas, lembrou o fundador da missão, padre José Allamano, recentemente canonizado pelo papa Francisco em razão de um milagre atribuído a ele na Terra Indígena Yanomami, e as primeiras missionárias. “Há 75 anos, chegaram nossas primeiras oito irmãs italianas. Agradeço a Deus por ter chegado a esta terra e a este povo que me ensinou tanto”, contou a missionária.
Já Rubens Pereira e Silva, atual secretário estadual de Articulação Política do Maranhão, foi reconhecido por sua trajetória em Roraima, onde atuou como primeiro diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em 1991.
“Este é um momento que ficará para a minha história, porque era um sonho que eu tinha de um dia poder usar esta tribuna. Disputei a primeira eleição deste Estado, em 1990, não conseguindo êxito, mas ficando como suplente. Foi com alguns líderes daqui que tive as primeiras oportunidades na minha vida pública, como o nosso saudoso governador Ottomar de Souza Pinto. Está na minha história ser o primeiro diretor do Detran Roraima quando se tornou estado, e hoje tenho oportunidade de rever aqui muita gente que marcou minha trajetória. Honrarei essa comenda que está sendo conferida a mim, e, no que puderem, podem contar comigo”, compartilhou.
A cerimônia foi transmitida pela TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais do parlamento (@assembleiarr). Os registros fotográficos do evento estão disponíveis no Flickr da Assembleia Legislativa no endereço https://www.flickr.com/photos/alrr/albums
Confira a lista completa dos homenageados:
Instituições:
• Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata
• Empresa Amatur
Missionárias:
• Anangelica Vidal da Silva (Brasil)
• Argentina Paulo Rocha (Moçambique)
• Elisa Pandiani (Itália)
• Gertrudes Dolsan (Brasil)
• Giovanna Geronimo (Itália)
• Kibinesh Amanuel Untiso (Etiópia)
• Leta Botta (Itália)
• Ligia M. De Jesus Cipriano (Portugal)
• Maria Angelina Derretti (Brasil)
• Maria da Silva Ferreira (Portugal)
• Maria Gorete Castro da Silva (Brasil)
• Mary Agnes Njeri Mwangi (Quênia)
• Noemi del Valle Mamani (Argentina)
• Pasquita Jacob Kikula (Tanzânia)
• Suzana Wilbert Kihoo (Argentina)
Político maranhense
• Rubens Pereira e Silva
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Alfredo Maia/ Jader Souza
SupCom ALE-RR