A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou uma sessão especial para a entrega de 11 comendas Orgulho de Roraima, reconhecendo trajetórias marcantes em diversas áreas, e de uma moção de aplauso pelos cem anos do lançamento da primeira edição da Revista Rotary Brasil.
As homenagens, propostas pelos deputados Marcos Jorge (Republicanos), Rarison Barbosa (PMB) e pelo ex-deputado estadual e atualmente senador Mecias de Jesus, ocorreram no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, na manhã desta quinta-feira (21).
Na abertura da solenidade, Marcos Jorge destacou a importância dos homenageados e suas contribuições em áreas como cultura, advocacia e segurança pública, ressaltando a relevância do reconhecimento para a sociedade roraimense.
“É uma honra para a Assembleia Legislativa receber cada um de vocês aqui, seja pelos cem anos de publicação da revista Rotary, seja pelas contribuições em suas áreas de atuação. Da mesma forma, é gratificante homenagear a professora Maria Isabel dos Santos, com sua trajetória na promoção da cultura e da dança no nosso Estado. Também destacamos o presidente da OAB Roraima, defensor incansável da advocacia roraimense, e os valorosos integrantes da Polícia Militar, que dedicam suas vidas a serviços essenciais. Além disso, Tiago Pereira, um dos pioneiros do movimento hip-hop em Roraima, merece destaque pelo trabalho exemplar com o caratê na comunidade de Nova Cidade”, afirmou o parlamentar.
Homenageados
A Comenda Orgulho de Roraima, criada pela Resolução Legislativa nº 10/2009, reconhece personalidades que contribuíram significativamente para o Estado, tornando-se referência para a população.
Entre os agraciados, esteve o professor Alcides da Conceição Lima Filho, ex-deputado federal, ex-secretário de Estado, engenheiro agrônomo, advogado e professor universitário. Em seu discurso, ele fez uma reflexão inspiradora sobre o tempo e o significado do reconhecimento, citando Aristóteles: “A grandeza não está em receber a honraria, mas em merecê-la”.
“Costumo dizer, nesses momentos, que sempre falamos que a vida passa. Porém, se refletirmos bem, perceberemos que a vida não passa; nós é que passamos pelo tempo, pois ele permanece o mesmo: imutável, interminável, inexorável. Nessa caminhada, ajudamos a escrever as histórias dos lugares por onde passamos e, ao mesmo tempo, construímos a nossa própria história. Assim, todos nós aqui presentes, especialmente os agraciados deste dia, estamos atravessando o túnel do tempo e contribuindo para construir a história deste rincão, o Estado de Roraima. Simultaneamente, deixamos um legado para nossos filhos e descendentes”, destacou o professor.
Edinaldo Gomes Vidal, presidente da OAB Roraima, também foi um dos homenageados. Paraibano de Conceição, Vidal, de 61 anos, tem 34 anos de atuação na advocacia, sendo 29 em Roraima. Ele já exerceu funções como professor no Issec (atual Apics), assistente jurídico e procurador do Estado.
“Cheguei a Roraima em 1º de abril de 1995 e, desde então, construí minha vida aqui. É uma honra imensurável estar entre as personalidades deste Estado, que é meu lar, onde nasceram minhas filhas, encontrei minha esposa e plantei raízes profundas. Esta homenagem não apenas enobrece minha alma, mas também reforça ainda mais o meu compromisso com a sociedade e com todos aqueles que represento por meio da advocacia roraimense”, disse Vidal, que também destacou os avanços legislativos em prol da advocacia em Roraima.
Militares também receberam comendas, como a tenente-coronel Ingrid Bezerra Camelo de Melo, 1º sargento PM Janilson Santiago Souza, 2º tenente PM Itamar Alves Bastos, entre outros.
Revista Rotary
Outro momento especial da cerimônia foi a moção à Revista Rotary Brasil. Representando a Associação Editora Brasil Rotary, o jornalista Fernando Quintela discursou sobre a importância histórica da publicação e das ações humanitárias da instituição.
“Estamos em Roraima desde 1949, completando 75 anos de contribuição para a sociedade roraimense. Nossa revista já esteve presente em momentos importantes, como quando divulgamos 12 páginas sobre a crise da migração venezuelana, com fotos e entrevistas que mostraram ao Brasil e ao mundo a realidade local. Isso gerou uma onda de apoio, não apenas da rede Rotary. Buscamos sempre enxergar todos os lados, pois nossa missão é promover a paz. Em nome do presidente do Rotary, agradeço a menção, os aplausos e o apoio de todos. E, no dia em que precisarem, contem com o Rotary”, agradeceu o jornalista.
A cerimônia ainda contou com apresentação artística do Espaço Cultural Harmonia & Ritmo e foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do parlamento (@assembleiarr).
Os registros fotográficos do evento podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa no endereço https://www.flickr.com/photos/alrr/albums
Confira a lista de homenageados por parlamentar:
Deputado Marcos Jorge
“Orgulho de Roraima”
1. Edinaldo Gomes Vidal
2. 2º TEN PM Itamar Alves Bastos
3. ST PM Verlande de Souza Pimentel
4. 1º SGT PM Janilson Santiago Souza
5. 1º SGT PM Aguinaldo Alves Lacerda
6. 3º SGT PM Felipe Souza Albuquerque
7. Maria Isabel dos Santos
8. Thiago Pereira Souza de Jesus
9. Alcides da Conceição Lima Filho (indicado pelo ex-deputado Mecias de Jesus, em 2018).
Moção de Aplausos nº 034/2024 – Aos cem anos do lançamento da primeira edição da Revista Rotary Brasil, comemorados em 14 de novembro de 2024.
Deputado Rarisson Barbosa:
“Orgulho de Roraima”
1. Ten Cel Ingrid Bezerra Camelo de Melo
2. Cap PM Lindomar Ferreira Sobrinho
Rotary do Brasil
Fundado em 1905 em Chicago, o Rotary International é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Presente em 218 países, conta com mais de 36 mil clubes e 1,2 milhão de voluntários dedicados a promover a ética nos negócios e a paz mundial. No Brasil, a instituição possui 2.413 clubes e 51.265 rotarianos, que atuam em diversas áreas, como saúde e educação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades.
A Revista Rotary Brasil, que completa um século de existência, é publicada pela Associação Editora Brasil Rotário, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Distribuída mensalmente, a publicação tem circulação nacional e alcança mais de 50 mil rotarianos em todos os estados brasileiros, documentando o legado de serviço comunitário e transformação social promovido pelo Rotary, destacando projetos, iniciativas e histórias inspiradoras de seus membros.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Marley Lima e Nonato Sousa
SupCom ALE-RR