Nesta segunda-feira (25), a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai exibir uma reportagem especial sobre a prematuridade no Estado, em alusão à campanha Novembro Roxo. A produção será veiculada no Jornal Assembleia Informa, da TV Assembleia (canal 57.3), a partir das 18h, e pode ser conferida também no canal da Casa no YouTube (@assembleiarr).
A matéria apresenta as histórias das donas de casa Thayla Cavalcante e Jessica Magalhães que, por motivos diferentes, tiveram os bebês muito prematuros, conforme classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Achei que era uma infecção urinária, porque é super comum em grávidas, né? Mas quando cheguei à maternidade e a doutora disse que a dor já era de trabalho de parto, foi um choque. Me internaram, comecei a tomar remédio para segurar mais um pouco e amadurecer o pulmão, porque era muito prematura. Quatro dias depois, ela nasceu”, contou Jessica em um dos trechos da reportagem.
Além disso, a produção ouviu profissionais da saúde sobre os fatores que causam a prematuridade, bem como traz informações sobre o “Follow up”, serviço que realiza o acompanhamento de bebês prematuros. As ações da Casa Legislativa sobre a temática também foram retratadas na matéria jornalística especial.
A jornalista Isabela Bastos conduziu as entrevistas e contou o que as pessoas podem esperar da produção.
“Essa matéria foi uma das mais especiais que produzimos em novembro, pois retrata a maternidade e a força de famílias que enfrentaram a prematuridade. É acima de tudo uma forma de alertar a população sobre esse assunto, por meio das histórias de vitória dessas mães”, afirmou Isabela.
A superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes, destacou que essa é mais uma iniciativa do parlamento que busca aprofundar temas de relevância social com o intuito contribuir para informar a população roraimense.
“A TV Assembleia busca abrir espaço para discussões que são importantes para a sociedade e, no caso da prematuridade, buscamos esse papel de orientação, divulgando e mostrando para a população de que forma que a gente pode evitar esses casos de bebês prematuros. Afinal, algumas situações são evitadas com o pré-natal”, declarou Sonia.
Documentários e reportagens da ALE-RR
Para quem navega pelas redes virtuais, é possível o acesso a quase cem documentários e reportagens especiais produzidos pela ALE-RR. São produções que possuem relevância social, econômica e cultural para Roraima, com temas, por exemplo, relacionados à questão indígena, mudanças climáticas, empreendedorismo, violência doméstica e contra idoso, produção agrícola e migrações.
Todos esses documentários podem ser acessados, a qualquer momento, no canal do parlamento roraimense no YouTube, por meio do site https://www.youtube.com/@assembleiarr/playlists.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Marley Lima, Jader Souza e Reprodução TV Assembleia
SupCom ALE-RR