A Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa (ALE-RR), inaugurou nesta quinta-feira (3), no Hospital de Amor, no bairro Pricumã, zona Sul, um espaço dedicado às perucas arrecadadas pela campanha permanente ‘Mechas de Esperança’. Os acessórios são gratuitos e podem ser adquiridos, sem cadastro prévio, por mulheres em tratamento contra câncer.
Qualquer interessada pode se dirigir até a unidade e escolher o modelo que mais se adequar e agradar. As prateleiras serão abastecidas conforme a demanda. Para a secretária Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora (Podemos), é gratificante para o órgão do Poder Legislativo entregar mais uma leva de perucas que ajudarão no resgate da autoestima daquelas que, por consequência de tratamento, perdeu o cabelo.
“Quero agradecer a todas as pessoas que fizeram doações de mechas, sem vocês as confecções das perucas não seriam possíveis. É muito bom poder ajudar essas mulheres a recuperarem a alegria. Por isso, é importante que as doações continuem, cada peruca entregue é uma emoção diferente, pois sabemos o tanto que elas se sentirão valorizadas”, ressaltou a deputada Joilma.
O diretor do Hospital de Amor, Fabrício de Assis, falou sobre a nova parceria e elogiou a iniciativa que irá se somar à cura durante o tratamento de mulheres acometidas pela doença.
“É muito importante para nós essa parceria, por sermos uma unidade voltada à prevenção do diagnóstico do câncer. Além disso, será benéfico para elas saberem que existem locais que, além de se preocuparem com a sua saúde, querem seu bem-estar e que se sintam bonitas. Esse é um ponto que precisamos tocar, pois os cabelos mexem com a vaidade das mulheres. Isso será possível através desse projeto da SEM”, frisou o diretor.
Permanência
Ao todo, a SEM recebeu 25 novas perucas. Parte delas também foram entregues ao Centro Oncológico de Roraima (Cecor), unidade parceira do projeto. A diretora da SEM, Glauci Gembro, reforçou que o projeto é permanente e necessita recorrentemente de novas doações.
“Então, as pessoas que quiserem fazer esse gesto generoso de amor, podem doar nos pontos de coletas, e, também, caso não consigam entregar, podem enviar mensagens, pelo ZapChame, que iremos recolher as mechas. É importante destacar que não haverá burocracia nenhuma. Basta chegar, escolher e levar”, pontuou Glauci.
Onde e como doar
A campanha Mechas de Esperança é uma iniciativa da SEM e da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), associação voluntária que atende mulheres com câncer, de forma totalmente gratuita.
O projeto possui parcerias com salões de beleza e cabeleireiros que fazem cortes gratuitos, o que facilita na juntada de porções de fios. As mechas são enviadas para confecção das perucas e entregues à LRCC, ao Cecor e agora ao Hospital de Amor, que as distribui às pacientes.
Os doadores podem deixar as mechas, inclusive lenços de cabelos, na sede da Assembleia Legislativa de Roraima, que fica no Centro Cívico e no prédio da SEM, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida.
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR