Na próxima quinta-feira, 14, a Escola Estadual Lobo D’Almada promoverá a “II Mostra Científica e Cultural da Escola LDA”, com o tema “Sustentabilidade, Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. O evento será das 9h às 17h30 na própria instituição de ensino.
A feira reunirá 20 trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos meses em sala de aula pelos estudantes, sob orientação dos professores, abordando temas importantes para reflexão da sociedade, relacionados às mudanças climáticas, ao agronegócio, à preservação ambiental, ao uso consciente da água, entre outros.
Será uma oportunidade para os estudantes apresentarem seu olhar crítico e também científico, além de explorar o lado criativo. O evento está alinhado com um dos objetivos centrais da Mostra: estimular a produção de soluções e propostas para o desenvolvimento de novas ideias, além de promover a integração com a comunidade escolar e o meio científico, tecnológico e cultural.
“Os professores de Ciências da Natureza, das disciplinas de Física, Química e Biologia, estão à frente dessa Mostra. Vamos realizar a culminância de todos os projetos, tanto das disciplinas específicas quanto das eletivas, além dos projetos submetidos para a Feira Estadual de Ciências, onde temos três trabalhos selecionados. Será um momento ímpar para alunos e professores apresentarem os projetos desenvolvidos ao longo do ano”, destacou a coordenadora pedagógica da escola, Gerúzia Sousa.
Temas dos trabalhos
Entre os temas dos trabalhos apresentados estão: “Descarte e uso indevido de resíduos tóxicos e radioativos”, “Avanço do desmatamento em Roraima”, “Os impactos do agronegócio nos lavrados de Roraima”, “A influência das mudanças climáticas na biodiversidade de Roraima”, “Saúde física e mental”, “Queimadas em Roraima: uma cicatriz na vida e na terra”, “Fontes de energia: problemas e alternativas”, “Índice de qualidade do ar” e “Jogos de tabuleiro (cartografia)”, entre outros.
A Escola Estadual Lobo D’Almada está localizada na Av. Benjamim Constant, nº 1.453, Centro, e atualmente atende 815 estudantes no Ensino Médio.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed