Festa para o paladar! O maior festival multicultural de Roraima oferece uma oportunidade única para explorar a diversidade da culinária regional. Após ministrar palestra no Teatro Municipal de Boa Vista, o chef de cozinha Thiago Castanho visitou o espaço gastronômico do Mormaço Cultural, na noite deste sábado, 31, no Parque do Rio Branco.
No maior cartão-postal da capital, Castanho pôde saborear pratos autênticos da culinária roraimense, além de trocar experiências e técnicas com empreendedores e chefs da cidade. Primeira vez em Boa Vista e encantado com a grandiosidade do Mormaço Cultural, o profissional da culinária afirma que busca surpreender os nortistas com coisas do norte.
“Eu não sabia que o festival era tão grande do jeito que é. Quando eu vi a música, a gastronomia, os artistas que vêm ao evento, eu fiquei surpreso. O meu maior desafio da vida inteira é tornar o norte legal para quem é do norte e para quem não é daqui. Vivo tentando emergir nas nossas raízes, buscando conhecer mais a gente”, disse.
Troca gastronômica
O evento promove a troca cultural, permitindo que os profissionais da gastronomia conheçam mais sobre as histórias, ingredientes e técnicas que tornam a cozinha regional tão especial. O chef Jorge Cardoso aproveitou ingredientes locais para montar o menu apresentado na feira gastronômica do festival.
“Dei muita ênfase em peixe, tucupi, carne de sol, banana e alguns elementos bem tradicionais da nossa cozinha. Trouxe essa pegada bem amazônica, com o agridoce. O chef Thiago Castanho provou e gostou das combinações. Fiz adaptações em pratos internacionais com coisas da nossa terra”, contou.
O espaço gastronômico do Mormaço Cultural promove uma imersão nos sabores ricos da Amazônia, explorando ingredientes da região e assim, potencializando empreendimentos locais do ramo da culinária. Empreendedores preparam pratos para degustação de Castanho e o que mais se destacar tem vaga garantida na próxima edição do festival.
A jornalista e chef de cozinha, Denise Araújo, acompanhou o tour pela feira gastronômica e afirma que a criatividade dos pratos têm chamado a atenção. “Tem algumas propostas bem criativas utilizando pratos regionais. O que eu achei interessante, que não tinha visto ainda em Boa Vista é que vários empreendimentos oferecem o vatapá com a carne”, contou.
Palestra com chef renomado
Na manhã deste sábado, 31, o chef de cozinha Thiago Castanho ministrou uma palestra gratuita para empreendedores e apaixonados pela culinária. “Amazônia como fonte de inspiração para múltiplos negócios na gastronomia” foi o tema do evento que faz parte da programação do Mormaço, no Teatro Municipal de Boa Vista.
A mistura de sabores e culturas cria uma atmosfera vibrante e inclusiva, onde todos podem celebrar a diversidade roraimense. Indígena da Raposa Serra do Sol, localizada no município de Pacaraima, Vera Brandão participou da palestra e levou uma goma de cupuaçu que desenvolveu. O produto foi aprovado pelo chef de cozinha.
“Surgiu a oportunidade de vir, eu abracei e tive essa experiência incrível. Saí correndo da minha comunidade, de outro município, para conseguir estar aqui. Essa palestra foi muito bacana. Eu já acompanho o trabalho do chef pela internet e sou fã dele. Ele sempre me chamou atenção porque fala que devemos valorizar o que é nosso, da nossa região”, contou.
Thiago Castanho
Um dos chefs de cozinha mais renomados do país, Thiago Castanho é natural do estado do Pará e se especializou na culinária amazônica. Ao longo da carreira, o profissional da gastronomia coleciona muitas aparições na televisão, incluindo a apresentação do programa “Sabores da Floresta”.