Empresa pública pertencente à estrutura do Governo do Estado fundada em 1979, a Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) completa nesta quinta-feira, 3 de outubro, 45 anos exercendo um papel decisivo no setor habitacional de Roraima.
Criada com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano e rural do Estado, a companhia literalmente ajudou a construir Roraima: desde que iniciou as atividades, ainda no antigo Território Federal, atuou em frentes como a produção de alimentos e criou estruturas importantes ligadas à indústria na capital Boa Vista e no interior em uma época em que a logística e a mão de obra eram muito difíceis.
O governador Antonio Denarium parabenizou a Codesaima pelos anos de efetivação de políticas públicas voltadas principalmente à população roraimense.
“São vários trabalhos que a Codesaima já realizou desde que foi fundada e hoje ela permanece como referência da regularização fundiária urbana e na melhoria das condições habitacionais. Essas políticas públicas trazem dignidade, segurança e qualidade de vida para muitas famílias de Roraima, e meu desejo é que essas políticas que têm impacto social e fazem a diferença na gestão pública e na vida das pessoas perdurem por muitos anos no futuro”, declarou o governador.
AQUI TEM DONO
O programa estadual Aqui Tem Dono, executado pela companhia, já regularizou 2.295 moradias de 14 dos 25 conjuntos residenciais construídos pela Codesaima de 1979 a 1986 em Boa Vista, Mucajaí e Caracaraí. Estão sendo preparadas campanhas para mais 2.105 residências desses empreendimentos.
A empresa também está participando da regularização dos conjuntos “Minha Casa Minha Vida” da Faixa 1.
São mais de 4.000 moradias dos conjuntos: Vila Jardim, Uailã, Auaris, Makunaíma, Pérola do Rio Branco, Manaíra, Ajuricaba e Cruviana que tiveram seus contratos liquidados pelo Governo Federal e receberam o subsídio de taxas cartoriais pelo Governo do Estado.
As campanhas dessa ação iniciam com uma busca ativa, de casa em casa, informando os moradores. Depois é instalado um ponto de atendimento em local próximo das unidades residenciais. Neste posto são recolhidos documentos e produzido um dossiê e a documentação é encaminhada para o Cartório de Imóveis, onde é confeccionada a escritura pública, que finalmente é entregue ao mutuário.
AQUI TEM MORAR MELHOR
Outro programa é o Aqui Tem Morar Melhor, que trabalha com a melhoria direta nas casas da população carente. O projeto conta com 7.000 inscritos e mais de 3.000 famílias beneficiadas, com 2.126 obras concluídas e 1.006 em andamento nos municípios de Boa Vista, Cantá, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, São Luiz, São João do Baliza, Pacaraima e Rorainópolis.
Idosos, PCDs (pessoas com deficiência), mães chefes de família e mulheres vítimas de violência doméstica têm prioridade de atendimento, seguidos pela população com alto risco social de vulnerabilidade.
São obras de até R$ 7 mil que incluem, por exemplo, reformas de banheiros, colocação de forros, cerâmicas, portas, janelas, reboco, pinturas, instalações elétricas e hidráulicas, entre outros tipos de intervenções.
MINHA CASA, MINHA VIDA
Para novos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, já foram selecionados dois terrenos onde serão construídas 250 unidades residenciais em cada um, nos bairros Jardim Floresta e Centenário que atenderão famílias com rendimento de até R$ 2.460,00.
Outros projetos previstos são a construção de três torres com 192 apartamentos, no bairro Pricumã, para as faixas 2 e 3 e um empreendimento de 1.000 moradias, no Monte Cristo.
Codesaima elabora novos projetos para o desenvolvimento habitacional da população roraimense
O Governo do Estado está elaborando mais propostas que irão facilitar mais ainda o acesso da população à casa própria. Há projetos da empresa em estudos para subsídio de entrada para financiamento residencial, além de assistência técnica para quem quer construir sua moradia, substituição de residências precárias, entre outras iniciativas.
Também haverá o auxílio para representações sociais que desejam participar da modalidade Minha Casa, Minha Vida – Entidades, que gere a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos.
A presidente da Codesaima, Maria Dantas, falou da data especial da companhia. “Com grande apoio do governador Antonio Denarium completamos mais um ano desenvolvendo nossos programas, transformando a vida das famílias roraimenses de maneira positiva”, concluiu.
SECOM RORAIMA
JORNALISTAS: Marco Aurélio Rodrigues e João Paulo Pires
FOTOGRAFIA: Ascom/Codesaima