Nos dias 7 e 8 de dezembro, Caroebe será palco do aguardado Festival de Pesca Esportiva, um evento que promete atrair cerca de 200 pescadores de diversas partes do Brasil.
Reconhecido por suas águas ricas em biodiversidade, Caroebe está se consolidando como um novo polo para a prática da pesca esportiva, oferecendo experiências aos entusiastas que buscam, nas águas do Rio Jatapu, o aguerrido tucunaré, um dos peixes mais procurados pelos amantes da modalidade.
O Festival de Pesca Esportiva do Tucunaré está em sua segunda edição e é realizado no Distrito de Entre Rios pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Caroebe, com apoio do Governo de Roraima. A parceria é coordenada pelo Detur (Departamento de Turismo) da Secult, que já realizou diversas ações para estimular o turismo na região de Caroebe.
De acordo com o diretor do departamento, Bruno Brito, foram realizados cursos de capacitação em diversos municípios do Estado, além de ações para desenvolver a rota turística que fomenta a economia com atividades como a pesca esportiva em Caroebe que, em 2023, foi elevada à categoria de Destino Destaque dentre os roteiros turísticos locais.
Em preparação para o torneio deste ano, o Departamento de Turismo da Secult realizará, nos dias 12 e 14 deste mês, um curso para condutores locais de pesca esportiva. Essa iniciativa visa capacitar profissionais locais, garantindo uma experiência de qualidade para os participantes do festival.
O curso abrange técnicas de pesca, segurança e práticas sustentáveis, preparando os condutores para oferecer um atendimento de excelência aos pescadores. Para o diretor Bruno Brito, o governo está apoiando o desenvolvimento sustentável e a implementação do turismo de pesca em Caroebe.
“Nossa intenção é inserir a comunidade na atividade do turismo, em conformidade com a legislação que exige que os condutores sejam treinados para o exercício da atividade”, afirmou o diretor.
O Governo de Roraima vem apoiando o município de Caroebe para um desenvolvimento focado no turismo, especialmente o de pesca,nque fomenta a economia local. O torneio ocorre no lago da represa da Usina Hidrelétrica de Jatapu e conta com uma programação diversa, incluindo eventos, shows e competições, como o concurso da Rainha do Festival.
As três categorias de competição do festival são: embarcado (individual e equipe), caiaque (individual) e arremesso (prova individual), com equipes formadas por dois ou três pescadores e um piloteiro. O evento também contará com a participação de pescadores profissionais de outros estados brasileiros.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Jacildo Bezerra
FOTOGRAFIA: Divulgação/Prefeitura de Caroebe