A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) promove mais uma edição do torneio de bocha adaptada. A ação é coordenada pelo Centro de Atendimento Especializado de Boa Vista – CAE/BV. O torneio será no dia 13 de novembro a partir das 8h30 no CIAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), localizado na Av. São Sebastião, n° 1.195, bairro Santa Tereza.
A competição tem o objetivo de fomentar a prática do esporte adaptado para pessoas com deficiência. A gestora do CAE/BV Adriana Vasconcelos informou que o evento está na 14ª edição e que muitos atletas já treinam há um tempo e se destacam, participando inclusive de campeonatos nacionais.
“Aqui no Estado nós já fazemos o treinamento desde 2002, desde a escolinha especial, e atualmente nós temos atletas que são medalhistas. São atletas que viajam todos os anos, competem a nível regional e nacional. Nós temos o atleta Cleverton, Menezes do Colégio Estadual Militarizado Fernando Grangeiro e o Kalebe Witt, da Escola Lobo D’Almada, que esse ano foi medalhista em Rondônia, uma competição regional de bocha”, explicou Adriana, ressaltando que a bocha em Roraima vem crescendo nos últimos anos.
Ela informou também que agora no mês de novembro os atletas vão participar das Paralimpíadas Escolares em São Paulo.
No ano passado, o Torneio de Bocha Adaptada contou com a participação de 10 atletas e a expectativa é que este ano a competição tenha um maior número de participantes. Podem participar pessoas com deficiência que fazem uso de cadeiras de rodas, estudantes com idades entre 7 e 17 anos (categoria mirim e infantil) e adultos acima de 18 acima (categoria adulto). Inscrições e informações podem ser obtidas pelo telefone: 99121-6695.
O que é a bocha adaptada?
A bocha adaptada é uma modalidade paradesportiva voltada a pessoas com paralisia cerebral ou deficiências severas. O objetivo do jogo é simples, os atletas precisam lançar as bolas coloridas o mais próximo possível da bola branca (bolim).
A partida pode ser jogada individual ou em equipe. Marca ponto quem conseguir colocar a bola colorida o mais perto do bolim. A equipe ou o jogador que marcar 15 pontos primeiro vence a partida.
Parceiros
O Torneio de Bocha Adaptada é uma realização do Governo de Roraima por meio da Seed/CAE/BV com a parceria da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Roraima e Universidade Estadual de Roraima (UERR).
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIAS: Ascom/Seed