Com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do xadrez como um instrumento educacional, a Escola Estadual Buriti promove o II Festival de Xadrez em parceria com a Polícia Militar de Roraima (PMRR). O evento será na próxima quinta-feira, 13, das 8h às 11h, na quadra da escola. Toda a população está convidada.
Nesta edição, o Festival conta com 44 estudantes inscritos e haverá premiação em dinheiro para os classificados do 1° ao 10° lugar, totalizando R$ 500. Para a gestora da unidade de ensino, Ivete Ivo, o Festival de Xadrez é um suporte para as demais atividades curriculares da escola.
“A estrutura básica do Projeto do Festival de Xadrez está ligada às aulas de Educação Física, o que possibilita uma significativa melhora no desenvolvimento perceptivo-motor, cognitivo e afetivo-social. O xadrez também estimula a tomada rápida de decisões, o espírito crítico e a competitividade, além de melhorar nos estudantes a concentração e o raciocínio lógico, auxiliando-os em outras disciplinas”, explicou Ivete.
O Projeto
O Projeto de Xadrez na Escola busca o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental. A iniciativa acontece em parceria com a Polícia Militar de Roraima (PMRR), e o soldado PM Feliciano Júnior é o instrutor da modalidade. As aulas ocorrem duas vezes por semana durante as aulas de Educação Física.
A modalidade de xadrez também oferece aos estudantes o desenvolvimento do espírito de equipe, responsabilidade, respeito ao próximo e proporciona uma aprendizagem significativa.
De acordo com o Censo Escolar 2023, a Escola Estadual Buriti atende atualmente 186 estudantes do Ensino Fundamental e está localizada na Rua Antônio Pinheiro Galvão, n° 837, bairro Buritis.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed