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Leitura: EM RORAINÓPOLIS | Professores e profissionais de Saúde participam de curso de formação continuada sobre autismo pelo TEAMARR
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EM RORAINÓPOLIS | Professores e profissionais de Saúde participam de curso de formação continuada sobre autismo pelo TEAMARR

O fim de semana tem side de aprendizado para professores, acadêmicos e profissionais da Saúde que participam, até amanhã (23), do “Curso de Formação Inicial e Continuada - Trabalho Pedagógico com Educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Identificação, Aspectos Motores, Avaliação E Intervenção", oferecido pelo Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, da Assembleia Legislativa de Roraima, no município de Rorainópolis, Sul do Estado.

Sílvia Vieira
Ultima atualização: 2025/02/23 at 6:27 PM
Sílvia Vieira
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O fim de semana tem side de aprendizado para professores, acadêmicos e profissionais da Saúde que participam, até amanhã (23), do “Curso de Formação Inicial e Continuada – Trabalho Pedagógico com Educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Identificação, Aspectos Motores, Avaliação E Intervenção”, oferecido pelo Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, da Assembleia Legislativa de Roraima, no município de Rorainópolis, Sul do Estado.

E neste sábado (22), os participantes debateram sobre os trabalhos nas escolas com alunos autistas e aprenderam técnicas de primeiros-socorros. O curso iniciou na sexta (21) e seguirá até domingo no auditório da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) – Polo Rorainópolis.

Os ensinamentos foram desde o que é o TEA, comportamento, técnicas de desenvolvimento motor para crianças típicas e atípicas e finalizarão com a elaboração de uma proposta de intervenção individualizada e coletiva. Todos os passos são acompanhados por especialistas do TEAMARR e do IFRR (Instituto Federal de Roraima) – por intermédio do programa Desenvolver.

Entre elas, a palestrante doutora em Saúde Pública e professora de Educação Física IFRR, Eliana Mendonça. A proposta foi aplicar uma capacitação específica para a escola e proporcionar condições adequadas para que os professores trabalhem com as crianças atípicas.

“E, a partir disso, a gente faz a última parte, que são palestras práticas, são oficinas práticas de atividades que eles podem realizar dentro da escola para fazer esse trabalho junto às crianças autistas”, explicou a professora.

Eliana Mendonça comentou a importância da preparação dos professores para receber estes estudantes e como manejar o ensino deles. “O atendimento, a gente sabe que é difícil, que é um ambiente menos controlável que uma clínica, porque são muitas crianças, cada uma com suas características específicas e daí surge a importância da capacitação para que os professores estejam mais preparados para essa dinâmica dentro da escola”, defendeu.

O psicólogo Caio Morales acompanhou todas as explicações. Ele mora em Rorainópolis há um ano e trabalha no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município. A unidade atende pessoas com algum tipo de sofrimento ou transtorno mental. Morales sempre acompanhou as atividades do TEAMARR pelas redes sociais e agora, pela primeira vez, conseguiu participar.

“Como a maioria das atividades são em Boa Vista, eu não conseguia participar e é por isso a alegria de estar aqui hoje, no nosso município, aprender, interagir e conhecer técnicas novas”, comemorou o psicólogo.

DA TEORIA PARA PRÁTICA

Instrutores do projeto Saber para Salvar, parceiro do TEAMARR, ensinaram, na teoria e na prática, as principais técnicas de primeiros socorros aos participantes. O “Saber Para Salvar” tem como base a Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018) cujo intuito é formar professores e funcionários de escolas públicas e privadas para atuar em situações de primeiros socorros.

A acadêmica de Educação Física, Adriana Conceição Pinheiro da Silva, participou e aprovou o treinamento. “O instrutor conversa bem e também, além de ele falar e mostrar as etapas de como a gente pode ajudar uma criança ou familiar nosso mesmo, tem a prática também e nós podemos participar”, celebrou.

A vivência de ter um filho autista a motivou a buscar estes conhecimentos. “Tem dias que ele tem muitas crises e não tem como eu ajudar mais. Mas, agora será mais um passo para eu poder auxiliar meu filho”, enfatizou Adriana.

Capacitações como estas, destacou o diretor administrativo do TEAMARR, Erbeson Silva, servem para disseminar informação e preparar a população para o acolhimento adequado a um autista. E, por isso, há previsões de mais ciclos de cursos em outros municípios.

“Nós temos a primeira formação, que é essa que está acontecendo aqui em Rorainópolis. Caracaraí vai receber a segunda etapa e, em outro momento, volta com mais temáticas, porque o autismo vem crescendo e todo dia surge uma nova informação a respeito”, complementou Silva.

As inscrições para a segunda fase da capacitação “Avaliação do Desenvolvimento Motor em Crianças Típicas e Atípicas”, que ocorrerá em Caracaraí nos dias 26 e 27, estão abertas. Para matricular-se basta acessar o endereço al.rr.leg.br. Foram disponibilizadas 100 vagas.  

O curso é voltado para professores de educação física, educadores da educação infantil e do ensino fundamental I, pedagogos e profissionais da área motora. As aulas teóricas serão na Câmara Municipal de Caracaraí e atividades práticas na quadra da Escola Estadual Castelo Branco, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

TEAMARR

O Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR) faz parte do Programa de Atendimento Comunitário, executado pela Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, conforme a Resolução Legislativa nº 002/2023.

A unidade atende crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde. Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a sede do TEAMARR, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Júlia Matos

Foto: Eduardo Andrade

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