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Leitura: EM MUCAJAÍ – Ciclo de formação promovido pelo Teamarr trabalha aspectos teóricos e práticos da educação inclusiva de crianças autistas
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EM MUCAJAÍ – Ciclo de formação promovido pelo Teamarr trabalha aspectos teóricos e práticos da educação inclusiva de crianças autistas

O encontro ocorre até sábado (31), na Câmara Municipal, e tem como público-alvo professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, profissionais da área de saúde e assistência, pais e/ou responsáveis e cuidadores, com carga horária total dos componentes curriculares de 25 horas.

Sílvia Vieira
Ultima atualização: 2025/05/30 at 1:45 PM
Sílvia Vieira
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O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa (ALE-RR), promove nos municípios de Roraima o ciclo de formação “Trabalho Pedagógico com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Identificação, Avaliação e Intervenção”. Nesta quinta-feira (29), a capacitação chegou a Mucajaí.

O encontro ocorre até sábado (31), na Câmara Municipal, e tem como público-alvo professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, profissionais da área de saúde e assistência, pais e/ou responsáveis e cuidadores, com carga horária total dos componentes curriculares de 25 horas.

A primeira palestra do dia, “Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): diagnóstico, acolhimento e intervenção”, ministrada pela neuropsicóloga do Teamarr, Rozianne Melville Messa, abordou a poda neural – processo natural do desenvolvimento cerebral, caracterizado pela eliminação de conexões entre neurônios não utilizadas mais pelo cérebro -, bem como o TEA específico.

Conforme a especialista, é importante esclarecer esses temas para que a família, por exemplo, consiga identificar se a criança está tendo uma regressão de comportamento e, também, conheça o que é o TEA.

“Nada mais é do que um transtorno do neurodesenvolvimento. Isso não quer dizer que essa criança seja incapaz. Pelo contrário, ela apenas não está habilitada a ter tal comportamento. Por isso, temos que vir com estimulações direcionadas ao paciente nesse primeiro momento e o conhecimento: de onde vem, por onde vem, qual é o CID [código de classificação internacional de doenças], e como fazer, inclusive, o diagnóstico e treinos de habilidades com elas”, explicou.

Rozianne destacou ainda que a família é o principal pilar da criança autista, seguido do ambiente escolar e atendimento profissional. Quando trabalhados juntos, contribuem positivamente para o desenvolvimento do paciente. 

“Essa capacitação vai ajudar na formação dos participantes, no entendimento do saber, principalmente onde e quando agir, como direcionar certos comportamentos. Essa ligação que antes estava muito longe, vai se estreitar e se aproximar. Então um dos objetivos da capacitação é aproximar a escola da família daquela criança, para que eles se ajudem entre si”, frisou.

Vivências pessoais

O servidor público Nilson Gomes é pai de Heloísa, de 5 anos, diagnosticada com TEA aos 2. Nilson contou que o primeiro passo para uma convivência harmônica foi a aceitação da família. Para ele, a capacitação lhe proporcionará um conhecimento teórico, diferentemente do prático, que já possui em casa.

“Vai auxiliar com relação a experiências que não temos em casa. Ela é uma criança de suporte dois, que está baixando para o um, graças aos acompanhamentos com psicopedagogo, fonoaudiólogo, porque ela é não verbal. Mas, graças a Deus, vem evoluindo bastante e o curso vai nos ensinar técnicas de aprendizado, entre outras coisas. Colocando-as em prática, vou poder ajudar a minha filha a continuar evoluindo e até a se adaptar mais facilmente à sociedade”, detalhou.

Marta Arrais é terapeuta e atua exclusivamente com crianças neuroatípicas. Ela destacou que conhecimento nunca é demais e que cada pessoa requer estratégias diferentes de atendimento, por meio de equipes multidisciplinares.

“Quem trabalha com um público muito complexo, precisa estar sempre atualizado para adquirir mais conhecimento e melhorar o atendimento. O diagnóstico é praticamente o mesmo, mas cada um possui um comportamento diferente, que requer estratégias de acompanhamento e metodologias de trabalho diferenciadas. Enfim, tudo para que eles evoluam da melhor forma possível. Mucajaí estava precisando dessa capacitação, porque nós temos um público muito grande de crianças autistas não assistidas da forma adequada, justamente por não termos profissionais habilitados na área”, ressaltou.

A vereadora Comandante Elielma (PDT) foi quem teve a iniciativa de levar a capacitação do Teamarr ao município. Conforme ela, tem sido crescente na cidade o número de pessoas diagnosticadas com o espectro do autismo.

“Meu coração está radiante de alegria, porque desde o meu primeiro mandato estávamos tentando fechar uma parceria com o Teamarr, e ainda não havia sido possível. Quero agradecer à Assembleia Legislativa, por meio do seu presidente, deputado Soldado Sampaio [Republicanos], e à deputada Angela Águida Portella [Progressistas], que é a ‘mãe’ desse projeto, por terem nos disponibilizado essa equipe. Essa capacitação será de grande valia para nós, que temos identificado um aumento do índice de pessoas com TEA. Muitos não sabem como lidar com a causa. Com certeza, esse curso irá nos ajudar muito”, afirmou.

Confira a programação:

Quinta-feira (29)

14h às 17h – Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Autismo na Escola: estratégias para uma Educação Inclusiva e Afetiva

18h às 21h – Habilidades Motoras no Contexto Escolar

Sexta-feira (30)

9h às 11h – Direitos dos Autistas na Prática: informações e acesso

14h às 18h – Comportamento Inadequado: Análise, Prevenção e Manejo

19h às 21h – Poda Neural e Plasticidade e Aprendizagem

Sábado (31)

9h às 12h – Integração Escolar: desafios e possibilidades no TEA

14h às 18h – Primeiros socorros com ênfase na Lei Lucas

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

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