Nesta sexta-feira (11), o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encerrou mais um ciclo de capacitação sobre os riscos do tráfico de pessoas, no Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos, localizado no bairro Sílvio Leite. A iniciativa faz parte do projeto “Educar é Prevenir”, que tem como objetivo preparar a comunidade escolar para o enfrentamento desse tipo de crime.
Durante toda a semana, estudantes, professores e servidores participaram de atividades educativas voltadas à conscientização sobre o tráfico humano, a exemplo de palestras, rodas de conversa e capacitações direcionadas a lideranças estudantis e educadores.
Segundo o coordenador do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas da ALE-RR, Glauber Batista, o trabalho desenvolvido na escola teve um impacto positivo.
“Estivemos durante toda a semana no Colégio Senador Hélio da Costa Campos, uma escola onde já havíamos atuado e para a qual retornamos a pedido da Secretaria de Educação. Nesse período, capacitamos cerca de 30 alunos líderes e aproximadamente 60 professores e, hoje, encerramos com uma roda de conversa”, explicou o coordenador.
Tiago Pires, de 16 anos, estudante do 2ª ano do ensino médio, foi um dos alunos líderes capacitados pelo projeto e destacou a relevância do que aprendeu durante a capacitação.
“A gente foi movido para uma sala, onde fizeram uma palestra bem explicativa e absorvemos tudo como esponjas. Depois, repassamos as informações para nossas turmas, porque cada líder tem um grupo. Isso, com certeza, multiplicou o conhecimento”, relatou Tiago.
Para a gestora pedagógica Lourdete Mota, o projeto levou um tema urgente e necessário para dentro do ambiente escolar. “Esse assunto está muito presente na realidade do nosso Estado, que é rota para o tráfico de pessoas. A presença aqui foi maravilhosa, porque conscientizou não apenas nossos alunos, mas também professores e demais servidores”, declarou a gestora.
O projeto é desenvolvido pela ALE-RR, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), por meio da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar (Dipse). A psicóloga Danielle Bamberg, que atua na Dipse/Seed, ressaltou o trabalho conjunto das instituições.
“Trabalhamos diretamente com a prevenção e no atendimento quando a situação já ocorreu. Recebemos essas demandas por meio da orientação educacional nas escolas e damos o suporte necessário ao aluno e sua família, inclusive com encaminhamentos de segurança, quando necessário”, explicou a profissional.
Esta é a 51ª instituição de ensino a receber o projeto “Educar é Prevenir” em Roraima, uma iniciativa que existe desde 2017.
Atendimentos
O Poder Legislativo trata o tema como política pública por meio do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CPVTP – PPDHC), pioneiro nas ações de prevenção e que abarca os projetos Educar é Prevenir e Prevenção sem Fronteiras.
Os gestores escolares interessados em receber a semana instrutiva do ‘Educar é Prevenir’ podem procurar atendimento na sede do Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na avenida Ville Roy, nº 5717, sala 109, bairro Centro, ou pelo e-mail traficodepessoas.rr@gmail.com.
Fotografias
Os registros fotográficos da roda de conversa estão no Flickr da ALE-RR (https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/).
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR