A educação de Roraima está passando por uma revolução tecnológica através do LabCrie (Laboratório de Inovação e Criatividade para Educação Básica) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) que tem promovido oficinas de capacitação em IA (inteligência artificial) para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino.
Essas oficinas têm o objetivo de integrar ferramentas de IA no ambiente educacional, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz, e preparando tanto educadores quanto alunos para os desafios do futuro.
Entre as ferramentas apresentadas durante as oficinas estão o ChatGPT, Gemini, Gamma, Suno e Teachy. Essas tecnologias são utilizadas para personalizar o ensino, criar conteúdo mais envolvente e auxiliar os professores a acompanharem o desempenho dos alunos de forma mais precisa.
O gerente do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seed, Samuel Castro, destacou a importância dessa iniciativa.
“Essas oficinas são importantes porque a IA possibilita que os professores utilizem esses recursos em suas práticas pedagógicas. Favorece o trabalho com os alunos, promove uma maior interação e os professores podem explorar mais ferramentas e conteúdos, enriquecer as aulas e resolver algumas dificuldades no ensino”, ressaltou.
RESULTADOS EXPRESSIVOS
Até outubro de 2024, o LabCrie já capacitou 1.208 professores e coordenadores pedagógicos através de suas oficinas. Essas ações foram realizadas tanto na capital quanto no interior, por meio da Caravana e da Oficina Conect@ S@ber.
A caravana percorreu oito municípios, alcançando 738 professores, enquanto na capital 470 educadores participaram de oficinas específicas. Esse número de participantes demonstra o grande interesse e engajamento dos profissionais de educação em aprimorar suas práticas pedagógicas com o uso de IA.
As oficinas realizadas até agora em municípios como Mucajaí, Alto Alegre, Uiramutã, Caracaraí, Cantá e Pacaraima, têm levado inovação para as escolas estaduais, democratizando o acesso à tecnologia. Na capital, escolas como o Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos, a Escola Estadual Lobo D’Almada e a Escola Estadual Gonçalves Dias também receberam essas capacitações.
Oficinas de IA trazem benefícios para o processo de aprendizado
A participação nessas oficinas oferece múltiplos benefícios para os educadores e seus alunos. Os professores têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, adotando as tendências mais recentes da educação e desenvolvendo habilidades para utilizar as ferramentas tecnológicas de forma criativa e eficiente. Com isso, eles conseguem melhorar a qualidade do ensino, oferecendo aulas mais engajadoras e personalizadas, além de preparar seus alunos para o mercado de trabalho.
Além disso, a iniciativa democratiza o acesso à tecnologia nas escolas públicas, inspirando os educadores a buscarem novas formas de ensinar e aprender.
Para Samuel Castro, a inovação pedagógica promovida por essas oficinas vai além da sala de aula. “Os recursos tecnológicos e as tecnologias digitais estão presentes em praticamente todas as áreas da nossa vida. Muitos dos conhecimentos que nossos alunos adquirem na escola, como a gamificação, podem ser aplicados no dia a dia. Temos alunos que utilizam recursos tecnológicos para produzir vídeos e materiais não só para seus trabalhos acadêmicos, mas também para divulgação. Alguns estão criando cards e propagandas, e tudo isso, hoje em dia, pode gerar renda”, afirmou o gerente do Núcleo.
IMPACTO NA EDUCAÇÃO
Ao longo de 2024, as iniciativas têm mostrado que a introdução da tecnologia no ambiente escolar é uma ferramenta poderosa para transformar a forma de ensinar e aprender. As ferramentas de IA não apenas auxiliam os professores a otimizar suas práticas pedagógicas, mas também oferecem aos alunos a oportunidade de desenvolver competências para o futuro, como pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades tecnológicas.
Com o sucesso das oficinas até o momento, a Seed planeja continuar ampliando essas ações em 2025. O objetivo é alcançar o maior número possível de educadores e profissionais da educação em todo o estado, dinamizando o processo educacional e buscando meios para que Roraima esteja entre os melhores da inovação educacional no Brasil.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed