Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos se destacaram na primeira edição da OLITEF (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira), realizada em 2024. Gabriel Salazar e Ramon Sales conseguiram medalha de ouro e de honra ao mérito, respectivamente.
Com o desempenho positivo dos estudantes, a escola passa agora a concorrer um prêmio no valor de R$ 100 mil, que pode ser revertido para implementação de projetos e laboratórios para a unidade de ensino e mais R$ 8 mil para os professores cadastrados que desenvolvem projetos na instituição.
“Desde 2020 temos um projeto de educação fiscal. Os alunos já criaram blog, aplicativo, fizeram jogos, trilhas. Demos uma pausa por conta da pandemia, mas retomamos este ano e o resultado veio. Pretendemos continuar e investir mais no projeto agora com novos materiais que a OLITEF disponibilizou”, explicou o professor de matemática e responsável pelo projeto de educação financeira, Reniudo Cerdeira.
Um dos critérios de participação da OLITEF é ter pelo menos 10% dos alunos do 1º ano do ensino médio, público alvo da olimpíada, para realizar a prova. No entanto, a escola conseguiu engajar mais de 30%. Entre eles está o ganhador da medalha de ouro, Gabriel Salazar.
Para o estudante, a iniciativa da olimpíada em tratar o tema de educação financeira com em adolescentes é um incentivo para esse assunto ser abordado e trabalhado mais em sala de aula.
“Para mim foi interessante e até uma surpresa, pois tive pouco tempo de estudo e o resultado foi esse, medalha de ouro. Um projeto sobre esse tema na escola vai nos ajudar a criar uma bagagem nos alunos sobre finanças, juros simples, gostos de valores. É bom tanto para criar uma visão de futuro nos alunos quanto para eles evitarem dívidas” disse Gabriel.
A medalha de honra ao mérito é do estudante Ramon Sales, de 15 anos. Para ele, essa conquista foi um incentivo para o próximo ano.
“Eu gosto muito de matemática e o professor me selecionou para fazer essa prova, e o resultado foi muito bom. Eu ainda acho que preciso melhorar, mas foi uma conquista muito boa”, afirmou o estudante.
A premiação oficial com a entrega da medalha e certificado será realizada no fim do mês de novembro.
OLITEF
A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira é uma iniciativa gratuita e busca incentivar o ensino da educação financeira nas escolas em todo o território nacional.
O público alvo são estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1ª ano do Ensino Médio. O processo iniciou em maio e teve o resultado divulgado na quinta-feira, 7 de novembro.
Este ano, foi realizada a primeira edição desta proposta do Tesouro Nacional, em parceria com a B3 e apoio do Ministério da Educação e do Banco Central do Brasil.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Bárbara Araújo
FOTOGRAFIA: Neto Figueredo e Ascom/Seed