A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) marcou presença no “Estudante 360º”, evento promovido pela Escola Estadual Gonçalves Dias, no bairro Canarinho. O encontro contou com participação da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Associação dos Estudantes de Roraima, cujo objetivo foi aproximar os jovens às instituições públicas, por meio de oficinas educativas.
Durante o evento, a Ouvidoria Estudantil apresentou aos alunos qual é seu papel e como funciona no ambiente escolar, explicando de forma prática sua atuação, por meio de um exemplo recente: a demanda dos próprios estudantes pela reforma da escola, que foi encaminhada e intermediada junto à secretaria responsável. A iniciativa resultou no início das melhorias na infraestrutura do colégio.
“A reforma da escola foi uma solicitação atendida pela Ouvidoria. Ela é um elo muito grande entre gestão e aluno. Ter um ouvidor estudantil na escola é saber que alguém vai te ouvir e levar suas sugestões aos gestores”, disse o estudante, Kaled Lima, ao ressaltar o impacto positivo da presença da Ouvidoria nas escolas. Para ele, o ciclo de palestras contribui para um ambiente escolar mais participativo.
Para a servidora da Ouvidoria, Késia Carillo, momentos como esses são fundamentais para a formação cidadã dos jovens. “É importante que eles saibam o que é ser um cidadão. Que entendam que podem se manifestar e utilizar a Ouvidoria na escola para solicitar melhorias”, reforçou.
O gestor da escola, Valdenrique de Macedo, também destacou o papel da comunidade escolar no evento. “Como professor e gestor, vejo como de grande valia. O grêmio está de parabéns por trazer temas pertinentes. Trabalhamos dentro e fora de sala a função do cidadão, e o grêmio é bem atuante nesse processo”, frisou.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR