Ad image

DIÁLOGO E INCLUSÃO | TEAMARR reúne mais de 500 pais de crianças e adolescentes para apresentação de projetos para 2025

Atualmente, dispõe de projetos como o Turistea, que visa capacitar profissionais do turismo para atender pessoas atípicas, e que faz parte do Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais, projeto criado em 2024 por profissionais que atuam no TEAMARR. Desde o início, a proposta abrangeu passeios, sessões de cinema adaptadas; contação de histórias alusivas e interativas; e plantação de horta no ‘Quintal Sensorial’, um dos ambientes de interação do Centro de Acolhimento.

O Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), se tornou cenário para troca de informações e diálogos sobre inclusão, na manhã deste sábado (1), entre o Programa de Atendimento Comunitário, por intermédio do Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, e mais de 500 pais de crianças e adolescentes atendidos pela instituição do Poder Legislativo.

No encontro, os servidores do TEAMARR detalharam aos convidados sobre os serviços desenvolvidos por área para melhor compreensão do papel de cada atendimento e a importância da sequência das atividades, seja na instituição e também em casa.

A presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), acrescentou que a reunião também é uma forma de reforçar o compromisso com os pais que contam com o TEAMARR no processo de acolhimento dos filhos.

“Queremos ouvir esses pais e mostrar para eles que, a cada dia, estamos empenhados em oferecer uma diversificação de terapias, mas acima de tudo, a qualidade e o compromisso de realmente fazermos a diferença na vida dessas famílias”, disse a parlamentar.

Ela ainda destacou que o investimento no amparo as crianças, adolescentes e pais, execução de projetos e capacitações de servidores tem modificado o cenário de suporte aos autistas em Roraima. “O TEAMARR faz a diferença na vida dessas pessoas quando acolhe essa criança, quando oferece essa segurança para a família, e quando ajuda na evolução dessas pessoas e tornando a vida delas mais funcional e mais tranquila”, pontuou a deputada Angela Águida Portella.

Entre as mais de 500 pessoas presentes no Plenário, estava Luana Pereira, mãe de três filhos autistas atendidos pelo Centro. Atenta a todas as informações repassadas ao longo da reunião, ela destacou as expectativas para mais um ano de atividades.

“Com relação à reunião, é de extrema importância conhecermos, de fato, os profissionais que trabalham com as crianças, em que áreas eles atuam e como eles atuam, para acompanharmos essa evolução. Então as expectativas para esse ano é evolução”, falou.

Ao longo da semana, Rodrigo, Romano e Carolina, de 9, 4 e 3 anos de idade, respectivamente, filhos de Luana, passam por sessões de psicoterapia, psicopedagogia, fonoterapia e Terapia ABA. “Toda mãe e pai de autista quer que o seu filho evolua, quer que os prejuízos sejam minimizados, porque desejamos que eles se tornem adolescentes e adultos funcionais”, frisou.

Atividades e novidades para 2025

O Centro de Acolhimento ao Autista, o TEAMARR, oferta ainda serviços de pedagogia, fisioterapia, educação física, taekwondo, arte terapia e neuropsicologia, que é responsável por investigar a suspeita de autismo, para mais de 560 crianças e adolescentes.

Atualmente, dispõe de projetos como o Turistea, que visa capacitar profissionais do turismo para atender pessoas atípicas, e que faz parte do Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais, projeto criado em 2024 por profissionais que atuam no TEAMARR. Desde o início, a proposta abrangeu passeios, sessões de cinema adaptadas; contação de histórias alusivas e interativas; e plantação de horta no ‘Quintal Sensorial’, um dos ambientes de interação do Centro de Acolhimento.

Ocorre também o Projeto de Extensão Desenvolver em que acadêmicos de Educação Física aplicam atividades físicas e terapias adaptadas para 140 crianças típicas e atípicas, com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade), por exemplo.

Outras atividades como exposição de artes, festas temáticas e emissão de RG foram realizadas na unidade em 2024 e devem continuar neste ano, juntamente as novidades, como a implantação de natação e equoterapia na zona urbana da cidade e expansão de unidades em outros pontos da capital, além de atendimentos e capacitações no interior do estado.

Em Boa Vista, a sede do TEAMARR está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Bruna Cássia / Eduardo Andrade / Flávia Antonia

SupCom ALE-RR

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile