A Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública) realizou nessa quinta-feira, 7, em Caracaraí, o Dia D da Operação Shamar 2025, uma ação nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A programação incluiu palestras, blitze educativas e atividades sociais, com a participação integrada de diversas forças de segurança.
A campanha segue até o dia 4 de setembro e é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Neste ano, a Operação Shamar mobiliza mais de 50 mil agentes em mais de 2 mil municípios brasileiros, com ações educativas, preventivas, repressivas e de apoio às vítimas.
Em Roraima, a Sesp coordena a operação com o apoio da PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), Guardas Civis Municipais, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Detran-RR (Departamento de Trânsito de Roraima).
Segundo a secretária da Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, a participação do Estado na operação representa um compromisso concreto com a proteção das mulheres.
“A violência contra a mulher exige uma resposta articulada, permanente e qualificada. Por isso, o Governo de Roraima está mobilizado para agir de forma preventiva, repressiva e educativa, integrando todas as forças de segurança nesse enfrentamento”, destacou.
Durante as ações, o secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Ellan Wagner, destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente no mês de agosto.
“Hoje é um dia alusivo aos 19 anos de criação da Lei Maria da Pena, um instrumento que fortalece o combate à violência contra a mulher. A intensificação das ações do Estado contra esse crime tão repudiado segue durante todo o mês de agosto em conjunto com todas as forças de segurança”, destacou o secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Ellan Wagner.
Durante a manhã, foi realizada uma palestra na Câmara Municipal de Caracaraí para autoridades e servidores, abordando a importância da informação, da conscientização e da denúncia por parte das vítimas.
No período da tarde e noite, estudantes das escolas estaduais Castelo Branco, José Vieira de Sales Guerra e do Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Schuertz participaram de palestras sobre a Operação Shamar, a campanha Agosto Lilás e educação financeira, ministradas por policiais do Comando de Policiamento do Interior e bombeiros militares.
Blitze educativas foram realizadas na BR-174, em frente a um posto de combustível e na rotatória da prefeitura, com distribuição de panfletos e orientações sobre o combate à violência contra a mulher.
A programação também incluiu uma ação social junto ao projeto Academia de Dança ao Ar Livre (Zumba), com entrega de materiais informativos e orientações ao público.
As forças de segurança atuaram de forma integrada. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal realizaram abordagens e revistas em pessoas e veículos, além de garantirem a segurança perimetral das ações. O Corpo de Bombeiros Militar inspecionou estabelecimentos para verificar o cumprimento das normas de segurança e as condições estruturais. Já o Detran-RR e a PRF se revezaram no controle do trânsito e na verificação de documentos e das condições dos veículos.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Salete Giacomet
FOTOGRAFIA: Rodrigo Ferreira