O Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, por intermédio do Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, reuniu neste sábado (14), pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes que estavam na lista de espera da instituição para inscrição nas atividades desenvolvidas em parceria com o Projeto de Extensão Desenvolver, do IFRR (Instituto Federal de Roraima).
Em agosto deste ano, a ALERR e o IFRR firmaram acordo de cooperação técnica para contratação de 30 bolsistas acadêmicos de Educação Física para aplicar atividades físicas e terapias adaptadas para crianças típicas e atípicas, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade), por exemplo. Cerca de 140 crianças e adolescentes do TEAMARR estão envolvidos no projeto.
“Iniciamos, há 15 dias, a natação para as crianças e adolescentes autistas. Vamos dar oportunidade para que elas desenvolvam, não só a questão emocional, mas também as habilidades sociais, do movimento, da interação, do sensorial, um trabalho muito importante que é o foco do projeto Desenvolver”, ressaltou a presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas).
O TEAMARR foi criado em 2021 pela Assembleia Legislativa e recebe crianças e adolescentes diagnosticados com TEA para terapias e capacitações para famílias e profissionais de saúde. Já o projeto Desenvolver – Programa de Exercícios Multimodais para o Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças iniciou, no IFRR, em 2022, iniciativa da doutora em Educação Física, Eliana Mendonça.
“Eu acho que essa é a parte mais sensacional que pôde acontecer com o Desenvolver nesses últimos anos, foi a parceria com a deputada Angela Águida Portella e a Assembleia Legislativa do Estado”, ressaltou a coordenadora do Desenvolver. Segundo ela, o apoio, inclusive de emenda parlamentar, possibilitou a ampliação das vagas para expansão dos atendimentos.
Além de conhecerem o projeto, os participantes acompanharam o lançamento do VideoBook do “Manual de Intervenção Motora”, produzido pelo Desenvolver, disponível, de forma gratuita, na página do YouTube @ProjetoDesenvolver. Nele constam instruções de atividades entre pais e filhos atípicos para estimular o sistema motor da criança.
“Com o videobook a gente visa também os pais, mas também os professores. Ele nasceu justamente de uma outra atividade que o Desenvolver realiza, que é a capacitação de pais e capacitação de professores e então fazíamos as tomadas de filmagem, os vídeos durante as capacitações, e um belo dia a gente pensou: por que não criar um videobook?”, recordou Eliana.
O convite despertou a alegria dos pais presentes, entre elas a da Luciane Pereira, mãe do Lorenzo, de cinco anos. “Já víamos que havia uma necessidade dele [Lorenzo] de fazer alguma atividade, praticar algum esporte, por conta de muita energia acumulada”.
Essa não é a primeira experiência da Luciane com o TEAMARR. Em abril deste ano, ela participou da ação, em conjunto a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) da emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIPTEA). “Desde a entrada até a parte de fazer a carteirinha, todo mundo bem solícito. Tinha vários terapeutas que puderam estar ajudando a gente com as crianças, porque eles ficavam super agitados”, complementou.
ATIVIDADES
O Centro de Acolhimento ao Autista e o Projeto Desenvolver ofertam atividades físicas multimodais, que auxiliam no desenvolvimento motor e cognitivo, com turmas divididas por idade e turnos, para aulas esportivas, de jogos, recreação, danças, lutas, exercícios psicomotores, musculação e ginástica.
Atualmente o projeto conta com 30 acadêmicos de educação física do instituto e quatro professores-orientadores. As turmas ocorrem às terças e quintas-feiras, com crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.
O Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, da Assembleia Legislativa de Roraima, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, 1193 – São Francisco.
SupCom ALERR