Tranças, brilhos e blushes deram o tom dessa aula balé, do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Pais e alunas do programa participaram de um workshop sobre como fazer penteados e maquiagem, ação que visa à preparação das pequenas bailarinas para além da dança.
Toda essa produção no ramo da beleza está focada na apresentação especial que as pequenas bailarinas estão preparando, voltada para celebrar o Dia da Bailarina, celebrado anualmente em 1º de setembro. Para tanto, professores do CCJuv prepararam a oficina para mostrar técnicas e materiais específicos aos pais e, assim, transformar, ainda mais, as alunas em bailarinas.
Além disso, a professora da modalidade, Marciely Barroso, ressaltou outro objetivo da ação. “Nosso intuito é fortalecer a convivência entre pai e filho. Primeiro, é essencial que os pais compreendam a relevância deles nesse processo, pois as crianças ficam ansiosas para mostrar o que aprenderam em sala de aula. Dessa forma, quando há essa participação, elas se sentem seguras e apoiadas”, declarou.
Quem estava aprendendo as dicas sobre penteados e maquiagem era o cinegrafista Marclei Brito. Pai da aluna de balé Maria Clara, de 8 anos, ele afirmou que estava tendo certa dificuldade nos penteados, mas que a oportunidade de estar com a filha é muito especial.
“Aproveitando minha folga hoje, vim compartilhar esse momento com ela. Estou me aventurando a fazer um penteado bem diferente, e está sendo um desafio. Mas é incrível estar aqui, especialmente porque ela é muito apegada a mim. Poder viver isso ao lado dela é simplesmente sensacional”, disse o pai orgulhoso.
Outra mãe atenta às informações é a servidora pública Elizane Araújo, mãe de Aylla, de 8 anos. “No começo, pensei que o penteado seria bem difícil. Quando a professora falou que teríamos que fazer, até cogitei ir a um salão. Mas, ao tentar hoje, percebi que é mais simples do que imaginei e dá para fazer em casa. Esse momento mãe e filha está nos aproximando ainda mais, com ela esperando enquanto faço o penteado. É realmente especial”, pontuou.
Aylla também aprovou a iniciativa. “Gostei de ver minha mãe aqui, porque eu estava ansiosa para ela me arrumasse. Achei meu penteado lindo”, disse a pequena
O Dia da Bailarina é comemorado em 1º de setembro, mas a apresentação especial de balé do CCJuv está marcada para o dia 6 do mesmo mês. O evento envolverá as turmas de balé do programa da ALE-RR, que somente no polo Buritis possui 412 alunas inscritas.
O programa
O CCJuv oferta diversas modalidades como violão, ginástica rítmica, futebol, judô, jiu-jitsu, zumba, capoeira, breakdance, coral, k-pop, caratê, treinamento funcional e teatro.
Para os interessados na matrícula de crianças e adolescentes, são necessários os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4. Para a matrícula do público adulto, basta levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Toda documentação deve ser entregue na sede do polo que disponibiliza a modalidade, em horário comercial.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR