A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou, nesta sexta-feira (29), uma Sessão Especial Itinerante em homenagem ao Dia Estadual do Vaqueiro, celebrado em 22 de agosto. A solenidade ocorreu no Parque de Exposições Dandãezinho, na BR-174, Distrito de Monte Cristo, na zona rural de Boa Vista.
Na ocasião, vaqueiros e laçadores que se destacam pela dedicação ao trabalho agropecuário receberam a comenda ‘Orgulho de Roraima’.
O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizou o autor do requerimento, deputado Eder Lourinho (PSD), e ressaltou a importância da categoria para o estado.
“Essa sessão itinerante é mais que justa. Roraima, assim como o Brasil, sempre dependeu muito dos vaqueiros no processo de colonização, de ocupação e de sustento das famílias. Eles são parte da nossa cultura, da nossa arte, inspiram poetas e cantores. Foi um momento especial em que o Legislativo reconheceu essa história”, destacou.
Lourinho explicou que a iniciativa busca valorizar uma profissão essencial para o desenvolvimento agropecuário.
“Homenageamos vaqueiros e amazonas que, dia após dia, contribuem para o crescimento do nosso estado. Essas pessoas merecem todo nosso carinho. É uma atividade que merece ser respeitada e valorizada”, afirmou.
Apoio parlamentar
O requerimento foi assinado por diversos parlamentares, que prestigiaram a sessão e entregaram a honraria a seus indicados. O deputado Armando Neto (PL) enfatizou que o poder público deve estar sempre ao lado da categoria.
“Não poderia deixar de dar minha contribuição e reconhecimento. Hoje, a Assembleia Legislativa se somou a outros órgãos para valorizar a cultura do vaqueiro raiz. Nossa missão é apoiá-los em cada oportunidade”.
Para a deputada Aurelina Medeiros (Progressistas). o setor é a base da economia e garante a sustentabilidade das demais áreas.
“Não existe Estado forte sem a agricultura e o produtor. Vocês são a base da economia, da renda e do crescimento de Roraima. Por isso, o Poder Legislativo sempre vai apoiar o setor agrícola”, disse.
O deputado Dr. Claudio Cirurgião (União) ressaltou a trajetória dos homenageados.
“São exemplos de pessoas que, com esforço e dedicação, através da atividade rural, progrediram na vida, sustentaram suas famílias e ajudaram a construir Roraima. Eles merecem nosso reconhecimento”.
Já o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) reforçou a relevância dos trabalhadores do campo.
“É do campo que vem o alimento que chega às nossas mesas. Por isso, todo reconhecimento a essas pessoas é mais que merecido”, disse.
O deputado Idazio da Perfil (MDB) também destacou a importância do evento e compartilhou o sentimento de felicidade em fazer parte da celebração.
“Estou feliz em poder homenagear pessoas que contribuem com a genética de cavalos no estado, como Fábio Martins e a professora Quica, dos três tambores. Esse reconhecimento é justo e necessário”.
O deputado Marcos Jorge (Republicanos) destacou o valor cultural da tradição equestre.
“Apoio essa cultura, que faz parte da identidade de Roraima. Muitos são apaixonados pela corrida de cavalos, que virou tradição. Sempre terão meu apoio”, enfatizou.
A deputada Tayla Peres (Republicanos), que participou da prova de três tambores, ressaltou a preparação e o impacto positivo do evento.
“Parabenizo o deputado Eder Lourinho por esta festa, que já se tornou tradição no estado. A gente percebe o quanto os competidores esperam e se preparam durante meses para concorrer nessas provas. É um momento de lazer, esporte e união familiar”.
O deputado Rarison Barbosa (PMB) encerrou as homenagens com palavras ao seu indicado, Marcelo Cowboy.
“Essa homenagem é mais do que justa para você, que é um guerreiro, amigo, trabalhador e merece ser reconhecido. Que esse exemplo inspire muitos outros”.
Dedicação recompensada
Entre os homenageados, esteve a empresária Aline Albuquerque, que desenvolve trabalho com equoterapia em provas de três tambores, voltado a pessoas com deficiência.
“É muito gratificante ter esse reconhecimento. A equoterapia ajuda atletas e suas famílias a superarem limites, melhorarem a coordenação e a movimentação. É maravilhoso ver os resultados”, disse.
Outro destaque foi o produtor Manoel Rodrigues, de 70 anos, com seis décadas de dedicação ao campo.
“Primeiramente, agradeço a Deus. São muitos anos de luta, mas cada esforço valeu a pena. Estou muito feliz por este momento”, declarou.
Os registros fotográficos da Sessão Especial Itinerante em homenagem ao Dia Estadual do Vaqueiro podem ser conferidos no Flickr do Poder Legislativo no link: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
Festa do Vaqueiro Raiz
Após a sessão, foi aberta oficialmente a Festa do Vaqueiro Raiz, que segue até domingo (31), também no Parque Dandãezinho. O evento, idealizado por Lourinho em parceria com o governo do estado, inclui provas de vaquejada, laço, corrida de cavalos e apresentações culturais.
Na sexta (29), além da solenidade, houve provas de três tambores e shows com artistas locais, a atração nacional Gleydson Gavião e o regional Xandinho.
No sábado (30), a programação incluiu cavalgada, escolha da rainha, churrasco, provas de laço e shows de bandas locais, Zé Ivan (atração nacional) e Xiado da Xinela (regional).
O encerramento será neste domingo (31), com prova de laço em dupla, corrida de cavalos e apresentações culturais com artistas roraimenses.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade | Marley Lima
SupCom ALERR