A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima e seus servidores foram homenageados com duas Moções de Aplauso pelo sucesso obtido na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024, anunciado em 30 de setembro, destacando a força do jornalismo público e comunitário. Apresentadas pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), as moções foram aprovadas na sessão desta terça-feira (29).
“Os prêmios conquistados demonstram a importância do nosso jornalismo legislativo, tendo sido destaque dentre os melhores trabalhos jornalísticos voltados ao empreendedorismo roraimense. E, em nome da superintendente Soninha Lucia, quero parabenizar toda equipe pela conquista”, disse o presidente Soldado Sampaio.
A Moção de Aplauso nº 44/2024, destina as homenagens aos servidores da SupCom vencedores do Prêmio: Marley Lima – 1º lugar na categoria de Fotojornalismo; Joselinda Lotas – 2º lugar na categoria Áudio; e Johann Barbosa – 2º lugar na categoria Vídeo.
“É uma honra receber essa homenagem. A fotografia nos permite contar histórias inspiradoras como essa dos Warao”, disse o fotojornalista Marley Lima, vencedor na categoria Fotojornalismo, com o trabalho ‘Da miséria ao empreendedorismo em Roraima, indígenas Warao transformam fibra de buritizeiro em fonte de renda’. Lima vai representar Roraima na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que ocorrerá no dia 28 de novembro, em Brasília.
Para Johann Barbosa, segundo colocado na categoria Vídeo com a reportagem especial ‘Além das fronteiras do empreendedorismo’, a homenagem é valiosa, tendo em vista a missão da comunicação pública na disseminação de histórias inspiradoras.
“É um importante reconhecimento vindo do Parlamento Estadual, do trabalho feito pelos jornalistas da Casa, que contaram histórias de empreendedorismo que transformam a realidade de pessoas, de famílias, e que acabam inspirando outros pequenos empreendedores”, ressaltou.
Joselinda Lotas se disse honrada pelo reconhecimento ao trabalho realizado por meio da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa e com o apoio da mesa Diretora da Assembleia Legislativa. “Todo esse trabalho é feito com muito carinho e compromisso, em levar um serviço de qualidade para o cidadão e aproximar cada vez mais a população do parlamento roraimense”, falou.
Conforme trecho da proposição, os prêmios conquistados são “fruto do trabalho e dedicação de todos os servidores da SupCom/ALE-RR, liderados e motivados pela Superintendente de Comunicação: Sonia Lucia Nunes, a Soninha”.
E a atuação da jornalista Sonia Lucia Nunes na gestão da Superintendência de Comunicação foi reconhecida pela Moção de Aplauso nº 45/2024. “Há mais de três anos à frente da gestão (…) a servidora de carreira desta Casa, tem se destacado a cada dia nessa missão de conduzir os veículos de comunicação deste Poder Legislativo, a fim de manter o cidadão roraimense informado de todas as ações institucionais, bem como levando diversos conteúdos jornalísticos a todos os rincões de Roraima”, destaca trecho da matéria.
Para Sonia Lucia a missão da Superintendência de Comunicação é promover um serviço público de qualidade e de transparência das ações do Legislativo. “Ao longo dos anos, a gente conquistou a credibilidade dos cidadãos que buscam os canais do Parlamento para ter acesso às informações e também solicitar apoio na divulgação de inúmeras demandas sociais. Isso é o melhor retorno que temos do nosso trabalho”, ressaltou.
Outras premiações
Os canais de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima têm obtido êxito na produção de informativos para a sociedade. Esse trabalho levou a Comunicação a ser agraciada, em 2023, com o Diploma de Mérito Judiciário, concedido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
Ainda em 2023 a TV Assembleia (canal 57.3) ficou em segundo lugar no 1º Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE/RR), na categoria profissional vídeo com a matéria “Por elas – Leis e o Trabalho da Rede de Proteção à Mulher em Roraima”.
E a Rádio Assembleia conquistou a segunda colocação na 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria áudio, com a reportagem “Plantações de cacau crescem em Roraima, movimentam e ajudam a preservar o meio ambiente”, da jornalista Joselinda Lotas.
No fim do ano, as emissoras legislativas foram homenageadas no “Destaques do Comércio”, evento realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Fecomércio Roraima. O encontro homenageou profissionais relevantes para o desenvolvimento do comércio local.
Em abril deste ano, o fotojornalista Jader Souza conquistou o 5º lugar na categoria Fotojornalismo do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário: 35 anos da Constituição Cidadã, com um registro sobre a transformação social na vida de um egresso do Sistema Prisional de Roraima. O trabalho foi realizado em parceria com o Escritório Social, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, com apoio da ALE-RR.
Texto: Yasmin Guedes e Leo Daubermann
Foto: Alfredo Maia/ Jader Souza
SupCom ALERR