Veículos de comunicação do Poder Legislativo e servidores da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (SupCom/ALE-RR) conquistaram importantes colocações em diversas categorias do Prêmio Sebrae de Jornalismo, destacando a força do jornalismo público e comunitário. O anúncio dos vencedores da 11ª edição do evento, que premia os melhores trabalhos jornalísticos voltados ao empreendedorismo no estado, ocorreu na noite desta segunda-feira (30).
O fotojornalista Marley Lima foi o grande vencedor na categoria Fotojornalismo, com o trabalho “Da miséria ao empreendedorismo em Roraima, indígenas Warao transformam fibra de buritizeiro em fonte de renda”. As imagens fotográficas foram publicadas em parceria com o portal Roraima em Foco e retrata como mulheres indígenas empreendem a partir da própria cultura.
“A fotografia permitiu contar essa história de empreendedorismo, mostrando o trabalho diário dos indígenas. Durante a captação, acompanhamos desde a colheita da matéria-prima até o artesanato finalizado, registrando todo o processo produtivo”, disse o servidor da ALE-RR ao comentar sobre a produção da foto vencedora.
Já a TV Assembleia mostrou a importância da comunicação pública na disseminação de histórias que promovem o desenvolvimento regional. A emissora legislativa foi premiada com a segunda colocação na categoria Vídeo pela reportagem especial “Além das fronteiras do empreendedorismo”, do jornalista Johann Barbosa. A produção mostra como os migrantes enxergaram no Brasil uma oportunidade de empreender, além de retratar sobre a rede de apoio que transformou, por meio do empreendedorismo, a difícil realidade migratória.
“Como Casa Legislativa, temos a missão de levar à população histórias que possam inspirar. Mostrar a trajetória de alguém que venceu pode motivar quem perdeu a esperança. Por isso, somos um meio de amplificar essas histórias, e o reconhecimento do jornalismo nesse papel é muito valioso”, destacou Barbosa.
A reportagem especial “Trabalho de indígenas Warao, que com apoio encontraram na palha do Buriti um novo meio de vida”, da jornalista Joselinda Lotas, premiou a Rádio Assembleia com o segundo lugar na categoria Áudio. A matéria abordou os desafios de empreender dentro da perspectiva cultural indígena.
“É emocionante contar essas histórias. Retratar a jornada de quem migrou forçadamente e conseguiu reconstruir a vida em Roraima é uma inspiração, não só para o estado, mas para o mundo. Isso faz o trabalho de jornalista ser tão gratificante”, comemorou Joselinda.
Já o repórter da Rádio Assembleia, Lucas Castro, levou o terceiro lugar na categoria voltada aos universitários, com a minissérie “Por dentro da cuia”. A reportagem em três episódios aborda a culinária local e conta a história emocionante de agricultores familiares e empreendedores.
Todas as categorias abordaram aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. A premiação é realizada em três etapas: a primeira delas, a estadual, foi finalizada nesta segunda-feira, mas ainda restam as fases regional e nacional. Para o diretor técnico do Sebrae-RR, Doan Rabelo, a premiação reforça o papel relevante do jornalismo para o empreendedorismo.
“O 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo é essencial para o empreendedorismo. Por isso, considero que o jornalismo conecta quem vende e quem compra, promovendo o desenvolvimento e a inovação. Os profissionais que escrevem, fotografam e comunicam são fundamentais para o sucesso dos micros e pequenos empreendedores de Roraima e do Brasil”, analisou o diretor.
Os vencedores da etapa estadual estão classificados para a etapa regional que, por sua vez, definirá os finalistas da etapa nacional. Os campeões nacionais de cada categoria principal ainda concorrem ao Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Sobre a participação
A Casa Legislativa teve diversos profissionais inscritos nas modalidades texto, áudio, vídeo e foto. Além dos vencedores, outros trabalhos jornalísticos participaram da etapa estadual do prêmio.
Na categoria Rádio, o jornalista Johann Barbosa participou com o projeto “PodEmpreender”, um podcast voltado para o fomento de novos negócios. Já a servidora Fernanda Brito abordou, em matéria para a Rádio Assembleia (98,3 FM) o empreendimento feminino.
Na categoria vídeo, Willians Dias concorreu com reportagem especial sobre o artesanato Warao, em que aborda a produção de peças como cestas, redes e bolsas feitas a partir da fibra do buritizeiro.
Os jornalistas Josué Ferreira e Marilena Freitas, bem como o fotojornalista Eduardo Andrade também tiveram trabalhos inscritos na 11ª edição do prêmio, publicados em sites e portais de Roraima.
A superintendente de comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes, comemorou os resultados e reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa em levar o debate político à população roraimense.
“A TV, a Rádio Assembleia e o webjornalismo, embora institucionais, têm um papel cidadão. Competimos e mostramos que estamos no caminho certo, produzindo conteúdo relevante não apenas para o legislativo, mas também para o cidadão roraimense”, comentou Nunes.
Texto: Anderson Caldas e Leo Daubermann
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR