Para celebrar uma década no ar, a TV Assembleia inaugurou, nesta quinta-feira (7), uma exposição fotográfica que reconta sua história e reforça o papel da emissora na democratização da informação, na aproximação entre o Legislativo e a sociedade e na promoção de um jornalismo pautado pela inovação, dedicação e compromisso com o povo roraimense. O documentário “TV Assembleia: uma década de conexão, transparência e participação” estreia amanhã, dia 8, às 13h30.
A mostra reúne 24 fotografias que resgatam reportagens, programas e documentários marcantes. Cada expositor exibe um frame de conteúdo que fez parte dessa trajetória. Segundo a diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, a seleção foi desafiadora.
“Criamos critérios como temas ligados à cidadania, programas sociais da Casa e transmissões de grande repercussão. Dentro dessas categorias, conseguimos chegar às 24 matérias expostas. A TV Assembleia produziu muito material ao longo desses 10 anos, tudo documentado no YouTube. Foi difícil escolher, mas temos aqui um retrato fiel da qualidade do nosso trabalho”, destacou.
A diretora de Relações Institucionais da Assembleia, Joselinda Lotas, ressaltou que a proposta de construir uma linha do tempo buscou mostrar as mudanças e a evolução da emissora ao longo dos anos.
“Essa exposição foi feita a muitas mãos. Reúne reportagens especiais, matérias que comoveram a população e momentos de grande repercussão, como a pandemia de COVID-19, a sessão especial que elegeu o presidente Sampaio [Republicanos], entre outros. É um registro que também traz a imagem dos nossos apresentadores”, frisou.
Memórias que marcam
Entre os trabalhos contemplados está a matéria “Criança com doença rara ganha festa de aniversário de confeiteiros”, produzida pela jornalista Carla Albuquerque, que atuou na Superintendência de Comunicação de 2017 a 2021. A reportagem mostra como alunos do curso de confeitaria do Senac transformaram um exercício de aula na realização de um sonho para uma menina com síndrome rara, oferecendo não só o bolo, mas toda a festa.
“Essa matéria me tocou muito. Meu filho tinha cerca de um ano na época e me identifiquei bastante com a história. Com o tempo, a gente esquece alguns trabalhos, e rever esse e outros materiais foi emocionante. É gratificante fazer parte dessa história”, contou Carla.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorge Everton (União), destacou a importância da evolução da emissora.
“A TV Assembleia se tornou um instrumento de socialização e acessibilidade. É por meio dela que a população acompanha tudo o que acontece no Parlamento, que é a Casa do Povo. Parabenizo todos os que fazem parte da Superintendência de Comunicação e o nosso presidente Soldado Sampaio”, disse.
Cada expositor conta com um QR Code que permite ao visitante assistir às reportagens na íntegra. A entrada é gratuita. A mostra estará aberta de 7 a 22 de agosto, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos (hall de entrada da Assembleia), das 8h às 18h.
Compromisso e serviço à sociedade
Além da mostra, o documentário “TV Assembleia: uma década de conexão, transparência e participação” — produzido em duas semanas com depoimentos, encontros e reencontros — reúne histórias que mostram como a emissora foi construída e o impacto do seu trabalho na vida da população.
“Ouvir como cada pessoa contribuiu para a construção da TV e ver como isso reflete na vida das pessoas com credibilidade e respeito é gratificante”, afirmou a jornalista Júlia Matos, responsável pela condução do documentário.
A estreia será amanhã, sexta-feira (8), às 13h30, no canal 57.3, com exibição simultânea no YouTube da Assembleia Legislativa (@assembleiarr).
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza | Marley Lima
SupCom ALE-RR