Promovido em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), o curso é norteado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. O objetivo é promover o desenvolvimento das crianças por meio de ferramentas pedagógicas que ofereçam experiências variadas, com uso de diversas linguagens que contribuirão para que elas reconheçam o mundo em que estão inseridas.
“Sabemos que mais de 50% das crianças do país não são alfabetizadas na idade correta e o Governo Federal vem estendendo a mão para que a gente consiga mudar essa realidade. Com essa capacitação, esperamos fortalecer mais ainda o trabalho desenvolvido em nossas creches e pré-escolas, visando melhorar o índice de leitura e escrita na rede municipal”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.
Multiplicadores de conhecimento
A capacitação será ministrada por 15 formadoras municipais, previamente capacitadas por articuladores estaduais da UFRR. Elas serão responsáveis por repassar aos profissionais da rede, os conhecimentos obtidos durante o curso. Cada formador ficará responsável por uma turma de, em média, 35 a 40 professores da Educação Infantil. Irlis Luiz será uma dessas multiplicadoras e destacou a contribuição do curso para a rede como um todo.
“Essas crianças já contam com uma série de atividades pedagógicas no dia a dia e esse curso chega para fortalecer o trabalho de incentivo à leitura e escrita na educação infantil. O estímulo acontece por meio de várias técnicas, como dramatização (teatro), por exemplo, dentre outras ferramentas que passam a fazer parte do cotidiano dessas crianças, que passam a ser estimuladas desde o momento em que chegam à sala de aula até o final”, disse.
Fran Lima é coordenadora pedagógica do Núcleo de Creches Senador Hélio Campos e está entre as profissionais a serem capacitadas. “É um curso muito importante, que chega para aprimorarmos nosso trabalho. A ideia é despertar nessas crianças o gosto pela leitura, trabalhando o imaginário”, contou.
Mais sobre o curso
O curso do LEEI, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, terá duração de 120h e ocorrerá de forma presencial e virtual, no período de maio a novembro deste ano. A ideia é promover a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem, com práticas de letramento e alfabetização, fomentando a oralidade, leitura e escrita por meio de experiências.