A Secretaria Especial da Mulher (SEM) fechou uma parceria com o Centro de Oncologia de Roraima (Cecor) que, na sexta-feira (13), recebeu perucas da campanha “Mechas de Esperança”. O local atende pacientes em tratamento de câncer no Estado e, até o momento, já entregou cinco unidades.
A cabeleireira Marleide Amancio faz tratamento contra um linfoma há quase dois anos. Ela conta que não deixou se abater ao receber o diagnóstico.
“Eu não fiquei triste, pois, o que nos mata não é nem a doença, mas o pensamento, a sua mente. Então, nesse quesito, sempre fui para cima, dizendo a mim mesma que vou vencer, que nada vai me derrubar. Há pessoas passando por situações piores. Só tenho que agradecer a Deus, porque Ele me deu a chance de ter médicos maravilhosos”, frisou.
Nesta terça-feira (17), ela foi até o Cecor para consulta de rotina, quando foi surpreendida com a disponibilidade das perucas. Para ela, que escolheu um modelo parecido com seus cabelos naturais, a ação devolve a autoestima para quem a perdeu devido ao tratamento agressivo.
“A gente, quando está careca, se sente a pior das mulheres, porque o cabelo é a nossa estrutura. Você se sente bem quanto tem cabelo, amada e poderosa e, quando o perde, fica sem autoestima e não há nada que te faça se sentir melhor. Essa ação é muito bonita e ajuda muitas mulheres. Só quem passa por esse processo entende”, avaliou Marleide.
Conforme Juliana Gomes, médica clínica-geral do Cecor, é gratificante para a instituição ser um ponto de apoio para a SEM, pois a maioria das pacientes que transitam pelo centro, necessitam desse suporte emocional.
“Além disso, é a autoestima delas. Estamos entregando a possibilidade de se olharem novamente, se quererem, se gostarem e terem forças para lutar, porque isso é mais importante. O tratamento oncológico, por si só, maltrata muito o físico e a mente, e, quando recebemos o carinho da SEM e de outros parceiros, é tão importante quanto a medicação que vai na veia dessa paciente”, detalhou.
Rayza Fialho, servidora da SEM, reforçou a importância da doação para a campanha que se tornou permanente. “Se você for cortar o cabelo, doe, porque isso vai fazer diferença na vida dessas mulheres”, ressaltou.
Segundo ela, o órgão de acolhimento à mulher estava à procura de novos parceiros para doação dos acessórios. A iniciativa é da SEM e da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), associação voluntária que atende mulheres vítimas da doença de forma totalmente gratuita.
“Chegamos aqui e fomos muito bem recebidas. No mesmo dia, trouxemos as perucas, montamos as prateleiras e já teve pessoas que as levaram para usá-las. É uma campanha que vai ficar durante o ano todo e precisamos que a população doe mechas. Saber que o Poder Legislativo está aqui, é de grande alegria. Olhar a felicidade delas é de grande valia. Que esse projeto se estenda para outros lugares”, destacou Rayza Fialho.
Onde entregar
Para quem deseja doar, as mechas e lenços de cabelos podem ser deixados na sede da SEM, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida; na Assembleia Legislativa, na Praça do Centro Cívico, 202; e no Cecor, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3497, Mecejana. Os dois primeiros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já o ultimo, das 8h às 17h.
Texto: Suzanne Oliveira
Fofos: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR