O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) chegou até o Cidade Satélite. Agora, moradores do bairro e adjacentes terão mais opções de práticas de atividades físicas, com a oferta de treinamento funcional, todas as segundas e quartas-feiras e zumba, às sextas-feiras, ambos a partir das 19h.
As modalidades são gratuitas e ocorrem em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Humano e Social (IDEHS), local onde serão os encontros. Nesta sexta-feira (22), aconteceu a aula inaugural de zumba que reuniu vários adeptos, como a aposentada Marlene de Farias Shimpo, que, aos 77 anos, continua esbanjando graça e energia.
“Quero dançar muito hoje, porque não podemos ficar parados. Adoro dançar. Sempre dancei a minha vida inteira, fiz ginástica e balé. Desde criança fui incentivada pela minha mãe. Então, dançar, para mim, significa vida, alegria e estar bem comigo mesma”, destacou.
Brenda Nascimento ficou sabendo da novidade pelas redes sociais do Parlamento. Segundo a assistente administrativa, a zumba ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, entre outros benefícios.
“Acho maravilhosa demais. É algo que ajuda as pessoas a se animarem, a se movimentar, gastar calorias. Então eu acho muito proveitoso. Gosto de dançar, ou seja, onde tem dança eu estou”, afirmou.
Conforme o coordenador de zumba do CCJuv, Janderson Pereira, a dança é uma espécie de terapia e tem ajudado a transformar a vida dos praticantes.
“Nossos alunos estão cuidando da sua saúde. Inclusive, já recebemos muitas mensagens de pessoas que, após começarem a dançar com a gente, saíram da depressão, conseguem dormir bem, perderam peso, têm uma vida mais ativa, conseguem trabalhar e ter disposição para vir para as aulas e sair mais renovadas. Então, tudo isso é qualidade de vida”, relatou o coordenador.
Nova parceria
A diretora executiva do CCJuv, Claudimar Costa, explicou que já havia a ideia de levar algumas modalidades para os moradores do bairro Cidade Satélite. Após convite do IDEHS, foram pensadas as duas modalidades.
“Essas modalidades são essenciais para o movimento do corpo, para tirar as pessoas de casa à noite, vir para cá socializar, além do que elas ajudam a melhorar o físico e a saúde mental. Foram feitas apenas algumas adequações no espaço, que já está pronto para receber a população”, destacou.
O IDEHS é uma associação sem fins lucrativos que atua pelos direitos sociais da população, bem como na questão educativa, cultural e esportiva. O presidente Fernando Lira falou da mudança que a parceria com o CCJuv proporcionou ao bairro.
“Quero agradecer por essa sensibilidade do presidente Soldado Sampaio [Republicanos], a dra. Marília Pinto e toda a equipe do CCJuv, que foi muito atenciosa conosco. Esse ambiente, antigamente, era um local abandonado e entregue às questões das drogas e, hoje, a realidade é outra. Então os moradores só têm a agradecer”, ressaltou Fernando.
Os interessados em comparecer às aulas podem procurar a instituição, com cópias e originais do CPF, RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. O local fica na Rua Vênus, n⁰ 255.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR