A trajetória da advogada Dolane Patrícia tem ganhado destaque no cenário jurídico e literário nacional e internacional. No dia 25 de janeiro de 2025, a profissional foi reconhecida no Rio de Janeiro com o prêmio Machado de Assis, concedido por sua atuação na advocacia e na literatura.
O reconhecimento veio acompanhado de sua nomeação para a Academia de Letras e Artes do Rio de Janeiro e uma matéria na revista Mulheres Fortalezas. Dolane Patrícia também foi destaque em Brasília, Manaus, Portugal, Angola, França, Argentina e Estados Unidos.
Em Brasília, recebeu o Selo de Ouro Referência Nacional (2023 e 2024) por ser uma das advogadas mais pesquisadas no Google. Em Manaus, conquistou o prêmio Construindo o Amazonas, na categoria jurídica, entregue pelo presidente da OAB-AM, Dr. Jean Cleuter Mendonça.
Já no cenário internacional, sua atuação chamou atenção na França, onde recebeu o prêmio “Homem Vitruviano – Mentes à Frente do Seu Tempo”, entregue no castelo Bois Renoult. Em Paris, foi homenageada com uma Medalha de Excelência às margens do Rio Sena.
Seus feitos também chegaram a África, foi convidada a integrar uma coletânea de escritores no Egito e recebeu uma medalha por sua participação na Antologia Raízes – Contos na Angola. Nos Estados Unidos, sua atuação na literatura a levou ao Festival Internacional de Animação, tendo o desenho de sua autoria Kmyle e Anne a Herdeira Esquecida, recebido premiação, o que também aconteceu na Argentina. O desenho foi baseado em uma história real.
O livro “Anne, a Herdeira Esquecida” o qual foi co-autora com a MM juíza de Direito Lucia Viana, dentre outros autores, ganhou repercussão mundial e agora pode ser adaptado para o cinema. “Meu objetivo é lutar pelos herdeiros preteridos que não têm voz para reivindicar seus direitos”, afirma Dolane.
A História de Anne: A Herdeira Esquecida https://a.co/d/ceqSBMY
Além de advogada, Dolane Patrícia é juíza arbitral, escritora, mastercoah, apresentadora de TV . É especialista em Direito Processual Civil, Direito de Família e Execução, bem como Neurociência e Alta Performance. Seu trabalho social também tem sido destaque, especialmente com o trabalho realizado com o Método CIS, criado por Paulo Vieira, que beneficia policiais, dependentes químicos e presidiários. Adventista do 7º Dia, possui programa de casamento coletivo para hipossuficientes, além de ações sociais com crianças e adolescentes.
Texto: Alice Loures
Reportagem: uol.tanarede.com.br