Dezembro é o mês escolhido para conscientizar e alertar os brasileiros sobre os cuidados que se deve ter para evitar o câncer de pele, por meio da campanha “Dezembro Laranja”. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo mais frequente no país e representa 27% de todos os casos da doença. Estima-se que, entre 2023 e 2025, mais 220 mil serão registrados por ano.
Em Roraima, essa realidade acende um alerta. Por estar localizado próximo à Linha do Equador, o Estado recebe maiores incidências de raios solares. A exposição prolongada sem a proteção adequada é o principal fator de risco. De acordo com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Estado (Unacon-RR), xxx pessoas deram entrada pela primeira vez no tratamento da doença. Uma alta de xx% em comparação com 2023, quando a unidade contabilizou 114 pacientes, entre janeiro e outubro.
Para sensibilizar a população, a Assembleia Legislativa tem reforçado a importância dos cuidados com a saúde da pele, por meio de leis aprovadas voltadas à temática. São normas que vão desde a concessão de folga anual aos trabalhadores da iniciativa privada para realização de exames de prevenção do câncer de pele, entre outros, até a que inclui protetor solar nos itens que compõem a cesta básica.
“O parlamento tem como um dos deveres alertar a sociedade sobre os riscos, bem como buscar mecanismos de combate a essa e outras doenças, através de leis construídas e aprovadas nesta Casa. São normas que visam à garantia de direitos e prevenção da saúde do nosso bem maior, que é a população roraimense”, disse o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
A íntegra dessas e de outras leis estaduais podem ser conferidas no link: sapl.al.rr.leg.br/, na aba “Normas Jurídicas”.
Formas de prevenção e tratamento
A dermatologista Ana Paula Vitti reforçou o uso do protetor solar como “fundamental” para prevenir a neoplasia. Conforme ela, dezembro é o período em que as pessoas, geralmente, tiram férias e costumam ir às praias, balneários e rios. “Então é necessário o uso de proteção com uma quantidade adequada por área corpórea e, também, retocar durante os intervalos em que você sai e entra na água. Se estiver em atividades normais, o indicado é usar duas ou três vezes ao dia”, aconselhou Vitti.
Ainda segundo ela, também é preciso estar atento aos sinais que podem caracterizar o início do câncer de pele, como pintas que estão mudando de forma e tamanho, sangram e não se curam, por exemplo. “Temos a lei do ABCDE, que significa: assimetria, bordas, cor, dimensão e evolução. O autoexame ajuda no diagnóstico precoce. As regrinhas dessas letras indicam que alguma coisa não vai bem nessa pinta”, contou.
A profissional destaca ainda os dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não melanoma. O primeiro, ressalta Vitti, é extremamente agressivo e, por esse motivo, deve ser diagnosticado precocemente, podendo causar a morte do portador em dez anos. Já o segundo (carcinoma basocelular e espinocelular), acomete pessoas de mais idade. “Deve-se ter atenção com os dois tipos, mas, principalmente, com o melanoma”, frisou.
A médica pede que a população busque regularmente os consultórios dermatológicos, para realizar a despistagem do tipo. “Tudo o que é prevenido e se for pego no começo, há cura”, concluiu.
Outra forma de prevenção se dá pela rede pública de saúde. Os exames de detecção podem ser feitos pelo Hospital Coronel Mota ou no Hospital de Amor, unidade vinculada ao Hospital de Barretos, dedicada ao rastreio de diversos tipos de câncer, como o de pele, que, esta semana, deu início ao “Dezembro Laranja”.
“De acordo com a nossa localização geográfica, a intensidade dos raios solares é muito forte e, nesta semana, iniciamos a ação alusiva ao mês, com um café da manhã para todos os pacientes. O objetivo é fazer com que as pessoas se conscientizem e busquem identificar na pele alguma lesão ou ferida que nunca sara ou, até mesmo, um sinal que está aumentando,” disse o diretor Fabrício de Assis.
Para ser atendido, o interessado deve ir até a unidade, portando RG, CPF, comprovante de residência, o cartão do SUS e um telefone para contato. Após se cadastrar, o paciente aguardará atendimento no mesmo dia. O Hospital de Amor fica na Via das Flores, 1557, bairro Pricumã, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Texto: Suzanne Oliveira
Fofos: Marley Lima | Nonato Sousa | TV Assembleia
SupCom ALE-RR