A 43ª Expoferr (Exposição Feira Agropecuária de Roraima) conta em 2024 com a participação de uma comitiva de empresários venezuelanos que trabalham com turismo na região da Gran Sabana, no estado de Bolívar, na Venezuela, e da região de Lethen, na Guiana, na fronteira com o Brasil. Essa é a segunda vez que guianenses e venezuelanos participam de evento para promoção do turismo no Brasil. A primeira vez foi no Salão Internacional de Turismo de Roraima, em abril desse ano.
Os empresários venezuelanos foram convidados pelo diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz de Brito, para apresentar aos brasileiros as belezas de Gran Sabana no estande para divulgação do turismo local. A região é famosa por suas paisagens deslumbrantes, com uma biodiversidade rica e uma cultura vibrante, além das imponentes montanhas, cachoeiras e a fauna única atraem turistas de diversas partes do mundo.
Para Bruno, a participação dos empresários na Expoferr representa um passo significativo para a recuperação do setor, promovendo a integração entre Brasil, Venezuela e Guiana, fortalecendo os laços que podem levar a um futuro mais próspero para o turismo na fronteira dos dois países. “Nós vamos com isso fortalecer a rota das fronteiras, para que possamos expandir nosso produto turístico aqui em Roraima” disse o diretor.
Liderados pela secretária de Turismo de Bolívar, Keyla Penãlver, eles buscam a retomada do fluxo de turistas brasileiros na Venezuela. A vinda dos empresários é fruto do encontro empresarial fronteiriço realizado em Santa Elena nos dias 8 e 9 de outubro, onde foram discutidas estratégias de revitalização do turismo na Gran Sabana.
No evento, Bruno se reuniu com o governador de Bolívar, Ángel Marcano, como forma de firmar compromissos para fortalecer a colaboração entre os dois lados da fronteira, com ênfase em garantir a segurança dos viajantes.
O encontro em Santa Elena foi marcado por um diálogo produtivo buscando iniciativas que aumentem o fluxo de turistas com garantia de segurança. O governador Angel Marcano garantiu na ocasião, a segurança de todos os turistas brasileiros que viajem para a Venezuela, que segundo ele é uma das prioridades para a retomada da visitação dos brasileiros.
Lá se encontra o principal atrativo turísticos local, o Monte Roraima, que somente é acessado do lado venezuelano. Isso tem contribuído para a presença de empresas brasileiras na região, crucial para o desenvolvimento do turismo, oferecendo serviços que não apenas atraem visitantes, mas também geram renda e oportunidades para as comunidades locais.
Guiana
A região do Rupununi, onde fica localizada a cidade de Lethen mantém fortes características similares com o estado de Roraima, possuindo atrativos no segmento do etnoturismo, turismo de aventura e de natureza, que está se fortalecendo como destino turístico viável na fronteira.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Jacildo Bezerra
FOTOGRAFIA: Ascom/Secult