O Governo de Roraima, por meio da PCRR (Polícia Civil de Roraima) iniciou nesta terça-feira, 24, a emissão da Carteira de Identidade Nacional, o “Novo RG”. A expedição do documento será realizada pelo IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), órgão ligado a Polícia Civil de Roraima. O objetivo é unificar o número do documento (RG e CPF) utilizando apenas o CPF como identificação única.
Todo o procedimento será realizado pelo o Instituto de Identificação Odílio Cruz, com prazo de recebimento de até 10 dias. O governador do Estado, Antonio Denarium, celebrou a novidade entregado as primeiras carteiras emitidas para Blandina da Silva, de 77 anos, e para Julia Hassana, de 9 anos.
“Estamos entregando as primeiras carteiras nacionais de identidade no Estado. Um investimento do Governo de Roraima que está investindo para que o cidadão possa tirar o novo documento. Todos poderão procurar a nossa Polícia Civil para agendar a emissão” disse o governador.
O novo RG terá todas as informações pertinentes do cidadão. De acordo com a delegada-geral da PCRR, Darlinda Moura Viana, com a mudança, o atual modelo de documento terá validade até 2032.
“O RG antigo, que foi emitido no Instituto de Identificação aqui no Estado continua válido e você pode utilizar da mesma forma até você receber a sua nova carteira de identidade” destacou a Delegada-Geral.
A delegada-geral ressaltou também que com a mudança será possível diminuir as chances de fraudes e eliminar uma possível duplicidade de dados, o que facilita a identificação dos cidadãos.
Agendamento já pode ser feito pelo site da Polícia Civil
Os atendimentos para emissão do novo documento ocorrerão de forma gradativa, sem a necessidade de substituição imediata no Novo RG. Para agendamento, o cidadão deverá acessar o site da Polícia Civil, marcar dia e horário para atendimento tanto na capital Boa Vista, quanto nos demais municípios do Estado.
Com a nova Carteira Nacional de Identificação não será preciso realizar o pagamento do DARE. Todo o procedimento será realizado de forma gratuita.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Melissa Gomes
FOTOGRAFIA: Ascom/Pcrr