O pátio do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), no polo Senador Hélio Campos, deu lugar a um palco e espaço para a plateia acompanhar emocionantes apresentações musicais em alusão ao Dia da Bailarina, celebrado no dia 1º de setembro.
Ao todo, 235 crianças, divididas em grupos, performaram coreografias de Balé e Ginástica Rítmica, na noite desta quarta-feira (11,) e arrancaram sorrisos, aplausos e lágrimas de felicidade de quem acompanhava as apresentações cheias de cores, músicas e alegria.
Esta foi a terceira exibição de bailarinas e ginastas promovida pelo CCJuv, em alusão à data. As primeiras mostras ocorreram nos dias 5 e 6 na unidade do bairro Buritis, quando mais de 320 alunas se apresentaram.
Conforme a superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto, a Casa Legislativa, por meio do CCJuv, proporciona às crianças e jovens atividades esportivas, artísticas e culturais, de forma gratuita, numa maneira de enriquecer tanto os saberes corporais como as experiências lúdicas, emocionais e sociais, contribuindo para o protagonismo de seus alunos na fase adulta.
“O Balé, e qualquer atividade esportiva e cultural, recebe valores e princípios importantes de solidariedade, disciplina, parceria, colaboração, e autoestima, e tudo isso vai ser agregado ao caráter dessas crianças na fase adulta”, explicou.
Ela acrescentou que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que a criança precisa se socializar e ter acesso à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer.
“A Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente Soldado Sampaio, tem dado essa oportunidade a várias crianças e tem acolhido crianças e adolescentes em todo o estado”, disse.
Feito com carinho!
A produção do evento foi organizada pelos servidores do CCJuv e este dia foi esperado com muito carinho. A professora de balé, Marciely Barroso, foi a responsável por montar algumas das coreografias.
Ela contou que a apresentação é um momento para mostrar o trabalho dos instrutores e o desenvolvimento das crianças ao longo de sete meses, período que funciona a unidade.
“Conseguimos mostrar realmente o que as crianças aprendem na sala de aula. Para os pais, é um incentivo que elas dão, que é de estar na frente de um palco e mostrar a evolução delas”, pontuou.
Quem concorda com isso é a empreendedora Kessyeny Minely. A filha dela, Kimberly Laisa, de 6 anos, participa das aulas há pouco mais de um mês, mas já foi o suficiente para mudar a vida da família.
“Estou muito feliz porque é a primeira apresentação da minha filha. Eu fiz de tudo para ela participar, então é uma emoção muito grande prestigiar ela nesse momento tão lindo. Ela ama muito o balé, vive ensaiando em casa e desgrudou mais do celular”, detalhou.
Moradora do bairro, ela ressaltou que ter uma unidade perto de casa ajudou muito, pois ela não precisa fazer um grande deslocamento para ter acesso aos serviços do CCJuv.
“Eu fico muito contente pela oportunidade que me deram. A levo em todas as aulas, não deixo faltar. É um momento muito importante na nossa semana”, concluiu Kessyeny.
Os registros fotográficos da mostra podem ser conferidos no Flickr do Poder Legislativo no link: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
Unidade SHC
Atualmente, há 715 matrículas ativas entre as modalidades balé, judô, caratê, jiu-jitsu e ginástica rítmica que ocorrem durante o dia, além de zumba e treino funcional para os adultos no período da noite.
A unidade funciona na Rua S-33, em Boa Vista, de segunda a sexta-feira e atende, em maioria, alunos que moram também nos bairros adjacentes como Raiar do Sol, Pérola, Caburaí, Santa Luzia, Jardim Tropical e outros.
Para se matricular, é necessário ir ao local para verificar os dias e horários disponíveis, e apresentar os seguintes documentos: Foto 3×4; cópia do RG ou Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do comprovante de residência; declaração escolar; e cópia do RG e CPF do responsável.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR