O Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), anuncia o I Seminário Estadual de Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação Migratória. O evento tem como foco os desafios da alfabetização e do letramento na recomposição da aprendizagem para alunos imigrantes matriculados nas redes de ensino de Roraima.
O Seminário, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, é destinado a professores da rede estadual e municipal, gestores, coordenadores, orientadores educacionais e outros profissionais da área de educação, incluindo representantes de organizações não-governamentais e lideranças indígenas. As inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro e podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/yEKtMuNb7Jq779aA8.
O evento será realizado no auditório da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e está sob a responsabilidade do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). A iniciativa também conta com o apoio da Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima) e da Undime-RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima).
Com uma carga horária de 12 horas e 150 vagas disponíveis, o Seminário contará com palestras e relatos de experiências que visam promover o diálogo sobre práticas pedagógicas inclusivas, diversidade cultural e metodologias voltadas para o acolhimento e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com a coordenadora do Seminário pela Seed, Catarina Padilha, a reunião é uma oportunidade de fortalecer as estratégias já existentes e compartilhar novas metodologias.
“Essa é uma temática que requer atenção e um olhar mais apurado, haja vista que todas as redes de ensino, quer seja do Estado ou dos municípios, vêm fazendo um trabalho de acolhimento e de atendimento de alunos imigrantes, ou seja, aqueles que estão em contexto migratório. Por isso, o Seminário está pensado em trabalhar essas estratégias e fomentar o debate sobre o encaminhamento para novas políticas de atendimento às práticas de alfabetização e letramento”, afirmou a representante da Secretaria de Educação.
A oficial de Educação do Unicef, Nayana Goes, destacou a importância da parceria com a Seed e outras instituições. ” A partir das especificidades encontradas aqui em Roraima, o Unicef fortalece parcerias estratégicas com as instituições locais para que tenhamos redes de ensino qualificadas para acolher e integrar cada criança e adolescente, inclusive migrantes/refugiados e indígenas. Esses momentos de trocas são de suma importância para que possamos aprender com os municípios de Roraima”, disse Nayana.
Programação do Seminário
A programação inclui palestras com temas como “Panorama das políticas de alfabetização e letramento em contextos migratórios” e “Práticas pedagógicas interculturais na educação infantil”, além de exposições e apresentações de práticas pedagógicas exitosas.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed